Prefeitura Municipal de João Monlevade
Responsável:
Criada em 17 de junho de 1968, pela Lei nº 159/68, na gestão do então prefeito, Germin Loureiro. Recebeu o nome em homenagem à Assis Chateaubriand (Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo) jornalista, intelectual, político e membro da Academia Brasileira de Letras.
A Biblioteca Pública Jornalista Assis Chateaubriand completou 53 anos, no dia 17 de junho de 2021. A Instituição dispõe, aproximadamente, de 9.358 títulos e 30.025 exemplares. São divididos em: acervo geral, referência, literatura, infantil, infanto-juvenil, estante de
concursos, didáticos, escritores monlevadenses e/ou relacionados à cidade de João Monlevade, livros em braile, áudio livros e diários de notícias locais.
Um espaço democrático por excelência, a BPJAC permite acesso direto e gratuito à leitura informativa e de lazer por parte de qualquer cidadão, independentemente de idade, raça, gênero, credo, grau de escolaridade e condição social. Incentivando o uso do livro como fonte básica de informação e lazer.
Missão
Atender por meio do seu acervo e de seus serviços os diferentes interesses de leitura e informação da cidade de João Monlevade, colaborando para ampliar o acesso à informação, à cultura, e à educação. Além de manter a memória da cidade.
Cadastro de usuários
Aqueles que não possuem o cadastro na Biblioteca poderão se cadastrar na hora. O processo é realizado rapidamente no local, com documento de identidade (Carteira de habilitação, Passaporte, Carteira de Trabalho ou outro documento oficial com
foto), CPF e comprovante de endereço atualizado. Em caso de jovens com menos de 16 anos de idade, a inscrição é feita com a presença de um responsável.