Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Prefeitura Municipal de João Monlevade

Prefeitura de João Monlevade fará mil mamografias no Mês da Mulher

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará mil mamografias em março, Mês da Mulher. O objetivo é por fim à demanda reprimida registrada em anos anteriores, acumuladas até dezembro de 2021.

Para fazer os exames, a Prefeitura contratou o serviço em duas clínicas de João Monlevade que já estão agendando o atendimento. Ao todo serão investidos R$90 mil. A secretária de Saúde Raquel de Souza Paiva Drumond explicou que os pedidos de mamografias que foram feitos este ano serão realizados em seguida. “Vamos continuar com os exames nos meses seguintes e não só por ocasião dessa data”, resumiu.

Além das mamografias, a Secretaria de Saúde realizará diversas atividades ao longo do mês em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Haverá ações direcionadas para a população, e outras específicas para as servidoras da Saúde.

Além dos exames, Secretaria de Saúde promove atividades voltadas à saúde da mulher durante todo o mês de março

Dia 5, as 8h, no Centro de Saúde Padre Hildebrando (Vila Tanque): oficina de valorização e promoção da saúde e da autoestima das funcionárias;

Dia 7 ao dia 11 e do dia 14 ao dia 18: Ações em parceria com a Mary Kay voltadas para as funcionárias da Saúde que trabalham nas Unidades Básicas à Saúde com o intuito de promover a autoestima das servidoras.

Dia 8, as 8h, no Centro Social Urbano (CSU), no bairro Loanda: palestra com a assistente social do Centro de Referência Especializada em Assistência Social, sobre violência contra a mulher e canais de denúncia e realização de testes rápidos de HIV, Hepatite B e C, sífilis.

Dia 8, as 14h, no Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas): oficina com as adolescentes em liberdade assistida pelo Creas.

Dia 9, as 13h, no Centro de Saúde Novo Cruzeiro: oficina com as gestantes e orientações e testes de HIV, Hepatite B e C e sífilis.

Dia 10, as 8h, no CSU: oficina com as gestantes do e orientações e testes HIV, Hepatite B e C e sífilis.

Dia 11, as 8h, no CSU: orientações sobre saúde da mulher e realização de testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e sífilis.

Dia 11, as 13h, com as internas na colônia Luiza de Marillac: oficina com as mulheres e orientações e testes HIV, Hepatite B e C e sífilis.

Dia 12, as 8h, na UBS Carneirinhos (antiga Policlínica): coleta de preventivo, massagem para os pés e café para as mulheres.

Dia 15, a partir das 7h, no Centro de Saúde Laranjeiras: oficina com as pacientes e orientações e testes HIV, Hepatite B e C e sífilis.

Dia 19, de 8h as 16h, no Centro de Saúde Padre Hildebrando: Coleta de preventivo.

Dia 19, de 8h as 16h, no Centro de Saúde do bairro Industrial: coleta de preventivo e requisição de exames para mulheres, pré-agendadas; oficina para elevar autoestima das mulheres da comunidade com apresentação da consultora da Mary Kay sobre colorimetria e demonstração de cuidados com a pele e preparação para maquiagem (mulheres pré-agendadas).

Dia 19, de 8h as 16h, no Centro de Saúde do bairro Santo Hipólito: orientações na sala de espera, coleta de preventivos, atualização do cartão de vacina, antropometria, pedidos de mamografia e testes rápidos de HIV, Hepatite B e C, sífilis.

Dia 26, de 8h as 13h, evento na Praça do Povo: organizado pelo Conselho da Mulher, em parceria com várias secretarias, onde a Secretaria de Saúde fará orientações sobre saúde da mulher e aferição de pressão arterial.

Ao longo do mês: ações de orientação e prevenção em boates da cidade.

• Por:

Última modificação em 04/03/2022