Prefeitura Municipal de João Monlevade
A Biblioteca Pública de João Monlevade “Jornalista Assis Chateaubriand” vai receber recursos da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Fundo Estadual de Cultura. A informação é da bibliotecária Anacriste Guedes responsável pelo local. Ela explica que a Biblioteca teve projeto aprovado por meio de edital para receber verba de R$ 50 mil do governo estadual, com contrapartida de R$ 12 mil do município, para ampliação do acervo, compra de mobília, computadores, dentre outros.
Segundo a bibliotecária, o projeto aprovado “Ampliando a Biblioteca Pública Jornalista Assis Chateaubriand" tem como objetivos democratizar o acesso ao acervo, promover ações e atividades de interação, agilizar e ampliar o atendimento ao público. O planejamento pretende, ainda, popularizar livros de autores locais, articular discussões literárias e criar um ambiente para o público infantil. Esse ambiente tem a intenção de incentivar a prática da leitura, fundamental para estimular a capacidade de imaginação, a empatia e a criatividade. Dessa forma, os usuários poderão participar de diversas atividades culturais num local atraente e organizado.
A Biblioteca Municipal participou do edital lançado em julho do ano passado, o “Requalifica Minas – Equipamentos Culturais Públicos”, que tem como objetivo premiar projetos de modernização de equipamentos culturais municipais, como arquivos públicos, bibliotecas públicas e museus, bem como a execução de ações para democratizar o acesso aos bens culturais nos territórios mineiros.
Segundo Anacriste, o valor será investido em compra de computadores (utilizados em todas as atividades e serviços da biblioteca), leitores código de barras, impressora térmica não fiscal, impressora multifuncional, balcão de atendimento, cadeiras de escritório, terminal de consulta, mesa infantil, puffs e outros.
“A Biblioteca Pública é hoje mais do que um espaço de consulta e empréstimo de livros. É também um centro cultural com um duplo compromisso: preservar e incentivar o acesso ao conhecimento. Esse é o primeiro passo para o acesso e a democratização da informação, minimizando as diferenças culturais, econômicas, educacionais e resgatando os valores e a cidadania das pessoas”, explica a bibliotecária.
Biblioteca Assis Chateubriand - A Biblioteca foi criado em 1968 na gestão do prefeito Germin Loureiro e recebeu o nome em homenagem ao intelectual, jornalista, político e membro da Academia Brasileira de Letras, Francisco de Assis Chateubriand Bandeira de Melo. O espaço dispõe de mais de 30 mil exemplares em suas estantes com livros em braile, áudio livros, escritores municipais, infanto juvenil dentre outros.
A Biblioteca está localizada na avenida Getúlio Vargas, 4798, no prédio da Secretaria Municipal de Educação, ao lado da praça Sete em Carneirinhos. O horário de funcionamento é de 7h as 11h e de 13h as 17h.
Cadastro - Para realizar o cadastro na Biblioteca, deve-se apresentar documento com foto, CPF e comprovante de endereço atualizado. Os livros podem ficar até sete dias com o leitor.
Última modificação em 04/03/2022
Faça login em sua conta