Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Notícia

Prefeitura Municipal de João Monlevade


João Monlevade recebe projeto do Festival Brasil Luxemburgo


João Monlevade recebe projeto do Festival Brasil Luxemburgo
Iniciativa visa reconstruir “laços de aço” entre o município e o país europeu para promoção cultural

O festival multicultural Brasil Luxemburgo chega a João Monlevade no próximo mês. A proposta é pautada na histórica relação entre o município e a cidade luxemburguesa de Esch-sur-Alzette, em especial na trajetória da mineração e da siderurgia. 

A praça do Povo, a partir do dia 9 de março, até o mês de novembro, vai receber quiosques interativos e participativos, denominados [L]Aço.

A escolha do nome é um jogo e significa laço de aço. A proposta faz parte do projeto transmídia “A Colônia Luxemburguesa” realizado pela historiadora e cineasta Dominique Santana e produzido por Samsa Film, Universidade de Luxemburgo (C2DH) e o Centro Nacional Audiovisual (CNA) de Luxemburgo, com o apoio de Esch2022 (Capital Cultural da União Europeia) e o Luxembourg Film Fund.

No quiosque, a população de João Monlevade poderá comunicar diretamente com o container [L]Aço “gêmeo” instalado em Esch, e assistir ao documentário. 

Na prática, o projeto, que também tem apoio da Prefeitura de João Monlevade, tem como objetivo principal “reconstruir laços de aço”, conectando a história comum entre João Monlevade e Luxemburgo, trazendo à tona memória afetiva a partir das lembranças dos moradores mais antigos, além de valorização cultural.

Comitiva Luxemburguesa em João Monlevade

Antes da inauguração do [L]Aço na cidade, uma comitiva do país europeu visitará João Monlevade no dia 27 de fevereiro. A delegação conta com o embaixador de Luxemburgo, Carlo Krieger, a embaixatriz Nicole Krieger, chefe de missão adjunto e cônsul, Charles Schmit, conselheira Nadia Melina e o Adido Econômico e Comercial, Felipe Diniz.

Além das autoridades luxemburguesas estarão presentes Dominique Santana e a equipe de produção Samsa Film, do CNA e do C2DH, representantes da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, a equipe de produção da Samsa Film, a coordenadora de produção Clarice Fonseca e jornalistas brasileiros e luxemburgueses. 

Circuito da Liberdade

O [L]Aço brasileiro será inaugurado no Circuito da Liberdade em Belo Horizonte, no dia 26 de fevereiro, durante o Festival Brasil Luxemburgo, organizado pelo Consulado Honorário e pela Embaixada do Grão Ducado do Luxemburgo. Ele permanecerá em Belo Horizonte durante uma semana e será transportado no dia 5 de março para João Monlevade, com a presença do Embaixador de Luxemburgo, Carlo Krieger.


  • Compartilhe:
  • Por:

Última modificação em 15/02/2022