Prefeitura Municipal de João Monlevade
Dezembro Vermelho
Prefeitura realiza testes de hepatite, HIV e sífilis
A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria de Saúde, concluiu 47 testes para Hepatite B e C, HIV e sífilis na tarde de sexta-feira (10). Os testes foram realizados no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e na sede do Serviço Voluntário deResgate (Sevor). A testagem faz parte das ações do “Dezembro Vermelho”, campanha que trata da luta contra a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
No Sevor foram realizados 24testes, enquanto no Cras foram realizados 23, sendo que apenas um teste acusou positivo para sífilis. Outras ações relacionadas à campanha continuam durante o mês. Na sexta-feira (17) ocorre o IV Encontro Microrregional de Atualização em Infecções Sexualmente Transmissíveis, na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi), de 13h as 17h.
Já no dia 21 (terça-feira), de 13h30 as 16h o centro de Saúde Monlevade Centro, localizado na rua Tieté, bairro Centro Industrial, realiza testes de Hepatite B e C, HIV, sífilis e outras ISTs.
Palestra em parceria com GRS de Itabira
Além dos testes e orientações preventivas contra HIV e demais ISTs, a Prefeitura participou de uma palestra on-line promovida pela Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, para seus servidores. A enfermeira do Programa IST/AIDS do município de João Monlevade, Driele Pereira Silva Alves, foi quem ministrou a formação que teve como tema "Dia Mundial de Luta Contra a Aids - Prevenir é Sempre a Melhor Escolha".
Pós-graduada em Enfermagem do Trabalho e enfermeira referência do programa IST/Aids desde 2015, Driele Alves enfatizou que é fundamental levar a informação para todos os setores não só da área da saúde, mas a todos os públicos, desmistificando o HIV/AIDS, focando na prevenção, detecção de novos casos e tratamento precoce para a população.
“A AIDS é uma doença sexualmente transmissível e pode mudar muito a vida de uma pessoa, por isso é sempre importante o uso de preservativos pois assim pode se proteger dessa doença”, enfatizou.
Referência Técnica em IST/ADS da Regional de Saúde de Itabira, Fernanda Ferreira Soares Pires, explicou que o objetivo foi sensibilizar e mobilizar os servidores da GRS sobre as ações voltadas para o “Dezembro Vermelho”, além da prevenção e incentivo de novos compromissos com essa luta, reforçando a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids.
“A palestra é importante para conscientizar a todos a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis e suas formas de transmissão, bem como para mostrar as medidas de prevenção e os serviços ofertados pelo SUS para o controle destas infecções, como a distribuição de preservativos, a testagem rápida e o tratamento oferecido”, concluiu.
Última modificação em 15/12/2021
Faça login em sua conta