Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Notícia

Prefeitura Municipal de João Monlevade


Hidrelétrica do Jacuí passa por adequação do Plano de Ação de Emergência


Hidrelétrica do Jacuí passa por adequação do Plano de Ação de Emergência

A Defesa Civil de João Monlevade, juntamente com a ArcelorMittal Monlevade, está em processo de adequação do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica (Pequena Central Hidrelétrica - PCH Piracicaba) pertencente à empresa, localizada no bairro Jacuí. O projeto reforça o compromisso da Defesa Civil e da ArcelorMittal com a segurança de toda a população.

Cabe ressaltar que todo o trabalho é preventivo, em atendimento à legislação e fiscalizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A iniciativa também segue todas as orientações técnicas da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

O trabalho é dividido em três etapas. A primeira consiste no cadastramento de moradores dos bairros Centro Industrial e Santa Cruz, feito pela Defesa Civil. Os dados auxiliam o órgão no atendimento às famílias que normalmente são afetadas pelas cheias sazonais do rio Piracicaba em algumas ruas dos bairros.

A segunda etapa trata da sinalização dos pontos de encontro de emergência e rotas de fuga, além da implantação de sistemas de alarme. Por fim, na terceira etapa, serão realizados simulados de emergência com datas a serem divulgadas.

Saiba mais

A Hidrelétrica do rio Piracicaba- PCH Piracicaba foi construída em 1939 para a geração de energia elétrica a fim de abastecer a Usina de Monlevade e a antiga Vila Operária. A hidrelétrica, considerada de pequeno porte, possui toda a sua estrutura em concreto, o que a torna segura, além de passar por manutenções preventivas constantes. Atualmente, a Hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de parte da energia utilizada nas operações da ArcelorMittal Monlevade.

 


  • Compartilhe:
  • Por:

Última modificação em 08/10/2021