Prefeitura Municipal de João Monlevade
Nova sede do Sine Monlevade é inaugurada
Para facilitar o acesso dos monlevadenses às vagas de emprego, a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, inaugurou na quarta-feira (30) a nova sede do Sine (Sistema Nacional de Empregos).
Instalado na Incubadora de Empresas do município, o Sine possui espaço adequado para atendimento, banheiros de fácil acesso ao público, placa de identificação e acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, conforme determinação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).
O retorno do serviço de apoio ao trabalhador é um compromisso da atual gestão municipal que, desde o início do ano vem trabalhando para a retomada do funcionamento do órgão.
Para o coordenador do Cat Sine, Gilliard Ribeiro, a reinauguração é um momento histórico para João Monlevade.
O presidente da Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon), Eduardo Drumond, também parabenizou a prefeitura pela nova sede. “A reabertura do posto do Cat Sine é importantíssimo para o cidadão de nossa cidade”, declarou.
Localização
A escolha da Incubadora para instalação do Sine foi estratégica. É o que afirma o agente de desenvolvimento econômico da prefeitura, Thiago Santos. “Por ser um local de fomento e geração de emprego e renda, entendemos que são serviços dialogáveis”, pontuou.
A transferência do Sine para a Incubadora foi elogiado pelo presidente da Câmara Municipal, Gustavo Maciel. “O local tem fácil acesso e cumpre o requisito de acessibilidade. É um ganho para toda população”, assegurou.
Primeiro atendimento
Logo após a cerimônia de inauguração, o Cat Sine realizou o seu primeiro atendimento na nova sede. O operador de manuseio, Luciano Cândido da Silva, 41 anos, inaugurou o retorno do serviço. Junto com sua esposa, Kátia Eloísa dos Santos Silva, 41 anos, auxiliar de Saúde Bucal do município, Luciano procurou o Sine para dar entrada com a documentação para requerimento do seguro-desemprego. “Fui demitido da ArcelorMittal há um mês e teria que me deslocar pra Itabira para requerer o benefício. Ontem, fiquei sabendo que o Sine ia voltar a funcionar e vim para dar entrada na documentação”, contou. Para Kátia, o retorno do serviço no município facilita a vida dos trabalhadores. “Para a pessoa desempregada ter que deslocar para outras cidades fica bem mais difícil. Essa reabertura foi muito boa para todos”, disse.
Funcionária pública há 35 anos, Maria Madalena Silva Freitas, atua no Sine há oito anos e também reforçou a importância do serviço. “Atendemos muitas pessoas em busca de recolocação profissional, seguro-desemprego, carteira de trabalho digital, dentre outras demandas. Quem vem aqui é porque está precisando de um suporte. É gratificante poder ajudar todos que nos procuram”, declarou.
Os atendimentos já estão normalizados no Sine, inclusive os referentes a seguro-desemprego, cadastros profissionais e encaminhamentos para empresas. A previsão é que dezenas de cidadãos sejam atendidos nos próximos meses.
Última modificação em 02/07/2021
Faça login em sua conta