Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Notícia

Prefeitura Municipal de João Monlevade


Prefeitura faz adesão ao “Programa Minas Livre para Crescer”


Prefeitura faz adesão ao “Programa Minas Livre para Crescer”

Abertura de novas empresas fica mais ágil com a eliminação de trâmites burocráticos

Com o intuito de remediar os impactos econômicos causados pela pandemia do coronavírus, a Prefeitura de João Monlevade fez adesão ao “Programa Minas Livre para Crescer”. O documento foi assinado junto ao subsecretário de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), Douglas Cabido no I Fórum Municipal de Desenvolvimento Econômico, realizado no auditório da Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon), na segunda-feira (21).  

Na prática, a proposta aponta caminhos para o desenvolvimento socioeconômico municipal, facilitando a abertura de novas empresas, consideradas de baixo risco, com a eliminação de trâmites burocráticos. Com isso, mais portas serão abertas para criação de novas oportunidades de trabalho e renda.

A assinatura do documento foi destacada como um marco na história de João Monlevade, pelo subsecretário de Desenvolvimento Regional, Douglas Cabido. Ele apontou que a cidade é o 25º município no estado de Minas Gerais a ter um decreto de liberdade econômica. “João Monlevade entra para vanguarda da administração pública. Minas tem mais de 700 atividades econômicas dispensadas de alvarás – CNAES, o que significa menos burocracias e custo para se empreender. João Monlevade passa a ter o caminho da prosperidade. Hoje o governo de Minas é amigo de quem produz e também amigo do prefeito. João Monlevade está na rota do investimento”, falou.

A adesão do município ao Programa Minas Livre para Crescer, facilitará a vida dos empreendedores monlevadenses, principalmente aqueles que não têm muita facilidade para lidarem com a burocracia necessária para a formação de seus negócios. O programa ainda será um recomeço para aqueles afetados economicamente pela crise.

Retomada econômica

Ainda durante o Fórum foi apresentado o Plano Municipal de Enfrentamento aos Impactos Econômicos da Pandemia Covid-19. O documento foi elaborado tendo como referencial uma proposta da ONU que cita cinco diretrizes principais para atravessar o atual cenário da pandemia. A proposta, apresentada pelo Agente de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de João Monlevade, Thiago Henrique dos Santos, destaca aos empreendedores do município o diagnóstico dos impactos, formulação de alternativas e busca por créditos e outros instrumentos necessários para minimizar os feitos econômicos causados pela pandemia da Covid-19.

Presentes

Também integraram a mesa de trabalhos: o assessor Institucional da Liberdade Econômica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Lucas Pitta; o presidente da Câmara de Vereadores de João Monlevade, Gustavo Maciel (Podemos); o presidente da Acimon, Eduardo Drummond e o deputado estadual Tito Torres (PSDB).


  • Compartilhe:
  • Por:

Última modificação em 24/06/2021