Prefeitura Municipal de João Monlevade
Procon de João Monlevade faz mutirão online de renegociação de dívidas bancárias
Ação faz parte das comemorações do Dia Mundial do Consumidor e promover condições para que consumidores possam reequilibrar as contas da casa e evitar a negativação do nome
Em comemoração ao Dia Mundial de Defesa do Consumidor, celebrado nesta segunda-feira (15 de março), o Procon de João Monlevade realiza o “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas“. A ação segue até o próximo dia 31 e, devido a pandemia da Covid-19, a atividade será online.
De acordo com Rosa Barros, coordenadora do Procon de João Monlevade, a pandemia aumentou o número de consumidores endividados e o mutirão é uma ótima oportunidade dos consumidores negociarem suas dívidas e saírem do vermelho. "Antes de aderir ao mutirão de negociação, o consumidor deve avaliar sua condição financeira e qual a parcela que poderá destinar para a quitação de suas dívidas, para não assumir responsabilidade maior do que a sua renda pode suportar", aconselha Rosa.
O mutirão é uma ação do Procon Municipal junto da Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) e da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).
Segundo a ProconsBrasil, muitas pessoas que estão em débito deixam de procurar o órgão de defesa do consumidor ou até mesmo o próprio banco por se sentirem constrangidas com a situação. Com isso, a ação quer viabilizar condições favoráveis ao pagamento da dívida como o ajuste do valor das parcelas, periodicidade dos pagamentos, redução dos juros e multas ou mesmo condições para a quitação do débito, de forma a reequilibrar as contas do consumidor e evitar a negativação do seu nome.
Como participar
Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br, quando receberá um login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 15 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.
No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.
O Procon de João Monlevade, orienta ainda que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão, com a seguinte hashtag: #MutiraoProconsBrasil
Terminado o prazo de 15 dias para resposta do fornecedor, o consumidor passa a ter o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta foi satisfatória.
Horário do Procon
Devido às restrições de circulação impostas pela pandemia do coronavírus, o atendimento do Procon de João Monlevade ocorre, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. O telefone é o 3851-5780.
Última modificação em 15/03/2021
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