Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Notícia

Prefeitura Municipal de João Monlevade


Prefeitura forma agentes de saúde e de endemias


Prefeitura forma profissionais do Programa Mais Saúde com Agente

A Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade, por meio do Setor de Atenção Primária à Saúde (APS) e da Vigilância em Saúde (Visa) realizou, na tarde da última sexta-feira (19), a solenidade de Formatura do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde e Agente Comunitário de Endemias do Programa Mais Saúde Com Agente.
O evento, realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Carneirinhos, formou 121 agentes e contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, que destacou que a formatura do Programa Mais Saúde com Agente é mais um avanço significativo para a saúde do município. “A saúde preventiva sempre foi uma de nossas prioridades e ver tantos profissionais dedicados e empenhados vencendo mais uma etapa e concluindo esse curso técnico é uma grande felicidade para todos nós. Fico muito feliz em ver o trabalho conjunto e eficaz que a Atenção Primária e a Visa vêm fazendo e essa união só traz benefícios para o cidadão”, salientou a secretária. 
Presente à formatura, o chefe de Gabinete, Gentil Bicalho, ressaltou a importância do acolhimento dos agentes. “O trabalho dos agentes é fundamental para qualquer município, pois a saúde preventiva e, principalmente, o acolhimento ao paciente, é muito relevante. Muitas vezes, essa atenção e esse carinho com o paciente são tão eficazes quanto um tratamento. Sem dúvida, entre tantos avanços que tivemos na saúde de João Monlevade nos últimos anos, o trabalho da Atenção Primária merece destaque e nossos aplausos. Parabéns a todos os formandos por mais essa vitória”, afirmou.  

O Programa

O Mais Saúde Com Agente é um programa do Ministério da Saúde que visa fortalecer a Atenção Primária à Saúde e a Vigilância em Saúde (Visa) ao qualificar os agentes de Saúde e de Endemias para atender a comunidade. É de grande relevância para a saúde do município e de extrema importância ao capacitar ainda mais os agentes, que lidam diretamente com a população em seu dia a dia. 
O Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde e Agente Comunitário de Endemias contou com seis enfermeiros da rede que foram os preceptores (professores) do projeto e 121 alunos, entre ACSs e ACEs. O curso objetivou capacitar e aprimorar as habilidades dos agentes, os qualificando e fortalecendo a Rede Municipal de Saúde.


  • Compartilhe:
  • Por:

Última modificação em 23/12/2025