Prefeitura Municipal de João Monlevade
Formatura do curso de pedreiro do Projeto Técnico Social Planalto celebra inclusão e qualificação profissional
A tarde de quinta-feira (16) foi marcada por mais uma conquista para os moradores do bairro Planalto e comunidades próximas. No galpão dos “Sem Casa”, no bairro Primeiro de Maio, ocorreu a formatura dos 25 alunos do curso profissionalizante de pedreiro, promovido pelo Projeto Técnico Social Planalto. A iniciativa tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e da empresa Vichii Ambiental, com apoio da Prefeitura de João Monlevade.
O curso de pedreiro foi a quarta formação gratuita oferecida pelo projeto neste ano, que já formou turmas em barbeiro, manicure e pedicure e confecção de ovos de páscoa. Com carga horária de 60 horas, as aulas foram ministradas pelo instrutor Carlos Roberto de Amorim, que orientou os participantes nos fundamentos da profissão. Além das aulas teóricas, os alunos colocaram em prática o aprendizado realizando melhorias no próprio espaço do galpão, como a reforma do muro e do piso.
A trajetória da comunidade local foi lembrada pelo coordenador do Setor de Habitação. “Essa comunidade lutou muito para chegar até aqui. Hoje, vemos o resultado dessa persistência, com pessoas se capacitando e melhorando suas condições de vida. Esses cursos são possíveis graças ao investimento do governo federal, que tem olhado com atenção para as ações sociais”, destacou Contrapino.
O Projeto Técnico Social Planalto segue cumprindo seu papel de promover capacitação, inclusão e desenvolvimento comunitário, oferecendo aos moradores do bairro e entorno a chance de se profissionalizarem gratuitamente e ampliarem suas possibilidades no mercado de trabalho.
Ao final do curso de pedreiro os formandos receberam um kit com ferramentas para iniciarem o ofício. Eles também receberam uma cesta básica, que faz parte do projeto como forma de incentivo e auxílio aos participantes.
Última modificação em 21/10/2025
Faça login em sua conta