Prefeitura Municipal de João Monlevade
Secretaria de Saúde reforça ações de combate à dengue
Método de Monitoramento Ovitrampa será utilizado no município
A Secretaria de Saúde de João Monlevade, por meio da Vigilância em Saúde (Visa), se antecipa ao período chuvoso e mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, e prossegue com várias ações de combate à doença no município.
No próximo sábado (27), agentes de combate à endemias realizarão visitas domiciliares para informar a população e obter a autorização para a aplicação do Método de Monitoramento Ovitrampa, utilizado no controle populacional de mosquitos transmissores de Arboviroses.
Recentemente, uma equipe de profissionais da Secretaria de Saúde participou de uma capacitação sobre o tema em Belo Horizonte, oferecida pela Secretaria de Estado da Saúde.
Ovitrampas
As Ovitrampas são aliadas contra o mosquito, já que são instrumentos que mostram a presença do mosquito Aedes aegypti em diversas regiões da cidade, principalmente onde estão as fêmeas, através do monitoramento da quantidade de ovos. São potes plásticos pretos onde são colocados levedo de cerveja e uma palheta de madeira para atrair a ovoposição dos mosquitos. Elas são instaladas nas residências por uma média de sete dias para depois serem retiradas e observadas a presença de ovos dos mosquitos.
De acordo com a coordenadora da Visa, Viviane Ambrósio, o trabalho objetiva tornar as ações de combate ao mosquito mais efetivas e, assim, alcançar o controle das doenças transmitidas por ele. “Pedimos a colaboração de todos com as equipes de saúde, além disso, não mexer nas ovitrampas e eliminar a água parada em casa e no quintal são ações fundamentais. Com informação e prevenção, protegemos toda a família”, destacou Viviane.
Última modificação em 26/09/2025
Faça login em sua conta