Prefeitura Municipal de João Monlevade
Secretaria de Assistência Social promove ações em alusão ao Agosto Lilás
A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria de Assistência Social, está promovendo diversas ações em alusão ao Agosto Lilás, campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. As iniciativas também ampliam o debate sobre outras formas de violência, com foco na proteção de crianças, adolescentes e mulheres no município.
Na noite da última quinta-feira (21), os catequistas da Paróquia Nossa Senhora da Conceição participaram de uma capacitação sobre violência sexual contra crianças e adolescentes, promovida pela coordenação catequética em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
A palestra foi conduzida pela coordenadora do Creas, Tatiana Meireles, que abordou os diferentes tipos de violência, sinais e sintomas que podem indicar situações de abuso, além da importância da escuta especializada e dos canais de denúncia. “Em 11 anos de coordenação, essa foi a primeira vez que o Creas foi convidado por uma Igreja para tratar sobre esta temática. Essa abertura é muito importante, pois a Igreja Católica trabalha diretamente com crianças e adolescentes e precisa estar preparada para lidar com situações de violência”, destacou Tatiana.
A coordenadora paroquial da Catequese, Maria Goretti Soares Alexandrino, reforçou a relevância da formação. “O encontro veio num momento em que estamos ouvindo falar de diversos casos de abusos. As vezes a criança relata que ocorreu com um coleguinha, mas na verdade trata-se dela mesma. É preciso dar continuidade a esse trabalho em todas as Pastorais. Como disse o Papa Francisco, temos a missão de acolher e ajudar aqueles que nos pedem socorro em situações tão delicadas. Precisamos ter serenidade para lidar com essas questões”, relatou.
Roda de Conversa
Ainda no dia 21 de agosto, a equipe do Centro de Referência de Assistência Social - Cras Dona Preta e a equipe E-Multi, da Secretaria de Saúde, promoveram uma Roda de Conversa no Grupo Ativa Idoso, da equipe ESF Comunidade Santa Rita / UBS Cidade Nova, também em alusão ao Agosto Lilás. O encontro buscou dialogar com a comunidade sobre formas de prevenção, acolhimento e enfrentamento à violência contra a mulher.
Última modificação em 27/08/2025
Faça login em sua conta