Prefeitura Municipal de João Monlevade
CAPS IJ comemora aniversário de 3 anos
A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, celebrou nesta segunda-feira (24), o aniversário do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ). A comemoração contou com a participação de autoridades, profissionais da saúde, usuários do serviço e seus familiares, em um momento de acolhimento, integração e celebração do trabalho realizado na área de saúde mental com crianças e adolescentes.
Estiveram presentes no evento a primeira-dama Dra. Rosângela Ribeiro, a secretária municipal de Saúde Raquel de Souza Paiva Drumond, a gerente do CAPS IJ Márcia Freitas, a coordenadora da Divisão de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Eliana Bicalho Ferreira de Almeida, a secretária municipal de Educação Alda Fernandes, o diretor da Fundação Parque Areão e Áreas Verdes Samuel Domingos e a pediatra Dra. Ana Beatriz Valente Dutra Valente Costa, além de diversos servidores e profissionais do município.
A comemoração contou com música, bolo e brincadeiras, proporcionando momentos de alegria e valorização da convivência entre os usuários do CAPS IJ e suas famílias. A celebração reforça a importância do serviço oferecido, que atua na promoção da saúde mental infantojuvenil com acolhimento, acompanhamento psicossocial e atividades terapêuticas, fundamentais para o cuidado integral de crianças e adolescentes em situação de sofrimento psíquico.
Eliana Bicalho ressaltou a importância do CAPS IJ e a alegria em concretizar um projeto já idealizado desde 1997. “É um serviço de imensa importância, especialmente no contexto atual de crescente demanda por cuidado em saúde mental entre crianças e adolescentes, promoção de agravamentos, apoio às famílias e integração com a comunidade, e valorização do vínculo em liberdade”, disse a coordenadora.
Sobre o CAPS IJ
O CAPS IJ é um serviço público especializado no cuidado da saúde mental de crianças e adolescentes com sofrimento psíquico, incluindo transtornos mentais severos e persistentes, uso abusivo de substâncias e outras questões que impactam o desenvolvimento emocional ou social.
O objetivo principal é promover o cuidado em liberdade, em articulação com vários setores como Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Judiciário.
Em 2025 o serviço foi contemplado com a habilitação pelo Ministério da Saúde e está em licitação para a construção de uma sede própria, com verba do Novo PAC.
O CAPS IJ atende de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h, sem intervalo para almoço. Funciona na rua Santa Luzia, 83, bairro Novo Horizonte. Atende cerca de 20 pessoas por dia, com mais de 800 inscritos desde a sua implantação.
As atividades desenvolvidas incluem acolhimento, acompanhamento psicológico e psiquiátrico, individual e/ou em grupo, oficinas terapêuticas, intervenções em crise, grupo de mães, grupo de adolescentes, busca ativa, visitas domiciliares, fórum intersetorial, e discussões pontuais com os setores afins.
Trata-se de um Serviço essencial para garantir o direito à saúde mental de forma digna, precoce e integral. Ele atua na base da pirâmide do cuidado, prevenindo o agravamento dos quadros clínicos e promovendo o bem-estar emocional de toda a rede familiar e comunitária que cerca a criança e o adolescente.
Última modificação em 27/06/2025
Faça login em sua conta