Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Notícia

Prefeitura Municipal de João Monlevade


Prefeitura inaugura Espaço Bem Viver


João Monlevade inaugura Espaço Bem Viver revitalizado  em comemoração aos 61 anos do município

Na última quinta-feira, 1º de maio, João Monlevade celebrou não apenas seus 61 anos de emancipação político-administrativa, mas também um importante avanço na área social: a inauguração do novo Centro de Convivência Espaço Bem Viver, totalmente revitalizado. 

Idealizado ainda na gestão municipal de 1997 a 2000, como um espaço de transformação social, o Bem Viver nasceu em um imóvel alugado pela Prefeitura. Em 2021, o local foi finalmente adquirido, consolidando-se como um patrimônio público.

Ao longo de mais de duas décadas, o espaço foi palco de projetos essenciais, como o funcionamento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e atividades culturais e educacionais para todas as idades - aulas de pintura, violão, grafite, circo, além de programas voltados para gestantes, crianças e idosos.

Agora revitalizado, o novo Bem Viver foi totalmente reformado e modernizado, com reforma completa do telhado; atualização das redes elétrica e hidrossanitária; substituição de portas, janelas e pisos; nova pintura e paisagismo renovado.

Com a reabertura do espaço, o Cras volta a funcionar no local e a cidade retoma a oferta de importantes serviços nas áreas de Assistência Social, Cultura, Esporte, Lazer e Meio Ambiente, beneficiando diretamente a comunidade da região.

A secretária municipal de Assistência Social, Rita de Cássia Souza, destacou os serviços ofertados pelo Cras. “Através do Cras, nós oferecemos os benefícios eventuais para as famílias que estão em situação de vulnerabilidade, como a Cesta Cidadã, auxílio natalidade, segunda-via de certidão de nascimento, fotografia para o primeiro emprego, entre outros. De acordo com ela, no Bem Viver também serão disponibilizadas diversas atividades para vários públicos. “Teremos aulas de capoeira, cursos de reciclagem, aulas de dança, e atividades físicas. Também estudamos a possibilidade do Bem Viver ter uma colônia de férias em julho, algo que está sendo planejado”, acrescentou a secretária.

A primeira-dama e presidente do Conselho Curador da Fundação Municipal Crê-Ser, Dra. Rosângela Ribeiro, idealizadora do projeto Bem Viver, falou sobre sua participação na criação do projeto. “O Bem Viver surgiu por uma necessidade. A gente encontrou adolescentes com gravidez indesejada, jovens fazendo uso de drogas. Precisávamos de um projeto para esse público. Algo que pudesse de alguma forma ajudá-los. O projeto foi tomando tanta proporção que tivemos que sair da primeira casa e vir para esse imóvel, bem maior. Infelizmente, o projeto inicial foi desvirtuado e é por isso que, hoje, temos o prazer e alegria de retomar o projeto, não nos moldes anteriores mas com avanços maiores. Agora, temos experiência, temos profissionais para os atendimentos e vontade política para que o projeto aconteça”, afirmou a primeira-dama. 

 


  • Compartilhe:
  • Por:

Última modificação em 07/05/2025