Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Prefeitura Municipal de João Monlevade

Sesamo/CAPS II celebra 34 anos em João Monlevade

Serviço de Saúde Mental é referência em Minas Gerais

O Serviço de Saúde Mental - Centro de Atenção Psicosocial (Sesamo/CAPS II ) de João Monlevade celebrou, na tarde da última terça-feira (8), o seu 34º aniversário.

Em comemoração à data, foi realizado no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon), um seminário com a temática “A Liberdade é Terapêutica - Entre lutas, resistências e sonhos, estamos construindo uma sociedade sem manicômios?”.

Na ocasião, foi proferida a palestra da psicóloga Ana Regina Machado, com o tema “Desafios frente aos ‘novos manicômios’ e a medicalização da vida”. Logo após, houve uma Mesa Redonda sob a coordenação da médica psiquiatra da Prefeitura de João Monlevade, primeira-dama do município e presidente do Conselho Curador da Fundação Crê-Ser, Dra. Rosângela Guimarães Ribeiro.

A Mesa Redonda contou com a participação da enfermeira da Prefeitura, Aruana Scofield, que tratou o tema “Como efetivar essa liberdade na lida diária num CAPS II?”. Em seguida, foi a vez da terapeuta ocupacional do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Aline Carla Mendes de Souza, falar sobre o “Relato dessa possibilidade via Oficinas Terapêuticas”. O evento ainda contou com debates antes do seu encerramento.

A gerente do Sesamo, Samanta Taveira, e o chefe de Gabinete da Prefeitura, Gilberto Barcelos, deram as boas vindas aos convidados e agradeceram a presença de todos na tarde em celebração ao aniversário do Serviço.

Já a secretária de Saúde, Raquel Drumond, demonstrou sua alegria em comemorar os 34 anos do Sesamo. “É com muita alegria que estamos aqui hoje. Era preciso muita ousadia para falar de luta antimanicomial há 34 anos e nós tivemos essa coragem. Vamos continuar firmes, vivendo cada tempo com seus desafios e metas nessa luta, em que João Monlevade é uma referência”, destacou Raquel.

Emocionada, a coordenadora de Saúde Mental do município, Eliana Bicalho, lembrou dos desafios encontrados ao longo da história do Sesamo e ressaltou a importância do acolhimento aos usuários, que, segundo ela, são os grandes motivadores do trabalho. “Fico emocionada ao falar da trajetória do Sesamo. Nesse tempo, tivemos avanços consideráveis, assim como desafios e retrocessos, que foram superados com muito trabalho, foco e determinação. Lembrando que reconstruir projetos deixados de lado não é fácil, mas conseguimos fazê-lo com muito amor. Nunca desistimos”, enfatizou.

A psiquiatra Dra. Rosângela Guimarães Ribeiro destacou a importância de se exaltar a história do Sesamo e o empenho de todos para que o serviço fosse implantado em João Monlevade. “É sempre importante lembrar de como começou o embrião do Sesamo, lá atrás, com Leonardo Diniz prefeito e Laércio, secretário de Saúde. Foi preciso muita vontade política, engajamento e, acima de tudo, sensibilidade com a causa. Lembrando que já está acordado com o Governo Federal a implantação do CAPS III em nossa cidade, mais uma vitória para a saúde mental do município”, disse Rosângela.

Durante o evento, a psicóloga Maria Aparecida Santiago foi homenageada pelos relevantes serviços prestados ao município na área de saúde mental.

Café com prosa e poesia

As comemorações referentes aos 34 anos do Sesamo/CAPS II terão continuidade na quinta-feira (17) na sede do serviço, no bairro Belmonte, à partir das 8h, um Café com Prosa e Poesia, sob a coordenação da psicóloga Renata Viana Gomide.

• Por:

Última modificação em 11/10/2024