Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Prefeitura Municipal de João Monlevade

João Monlevade investe mais de R$ 600 mil em projetos culturais com recursos da Lei Aldir Blanc

O município de João Monlevade recebeu R$ 584.521,55 do Ministério da Cultura (MinC), através da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Com os rendimentos acumulados, o valor total alcançou cerca de R$ 611 mil, que serão distribuídos por meio de quatro editais voltados ao apoio de iniciativas culturais na cidade e ao fortalecimento da produção artística local. As inscrições para três desses editais estão abertas até o dia 25 de outubro, e os interessados devem se inscrever exclusivamente no site oficial da prefeitura (www.pmjm.mg.gov.br), onde também estão disponíveis todos os documentos necessários.

Dentre os editais, um dos principais é o de credenciamento de pareceristas — profissionais responsáveis pela avaliação dos projetos que serão inscritos nos outros editais. As inscrições para pareceristas, no entanto, já foram encerradas, com um total de 100 inscritos de todo o Brasil, todos profissionais da área da arte, com formação específica e vasta experiência no setor. Esses pareceristas terão a responsabilidade de analisar os projetos, garantindo a distribuição justa e criteriosa dos recursos, de acordo com a Lei Aldir Blanc.

Outro edital é destinado diretamente à produção cultural no município, abrangendo diferentes áreas, como a criação de curtas-metragens, clipes musicais, podcasts, oficinas e festivais. Além disso, serão concedidas bolsas para o desenvolvimento profissional de agentes culturais locais, incentivando tanto a produção artística quanto o crescimento profissional dos envolvidos na cena cultural da cidade.

Também serão beneficiados os espaços culturais de João Monlevade, que poderão apresentar projetos que garantam a continuidade das suas atividades, contribuindo para o fortalecimento do cenário cultural local.

A Diretora-Presidente da Fundação Casa de Cultura, Nadja Lírio Furtado, destacou a importância da Política Nacional Aldir Blanc para o desenvolvimento das cenas culturais no interior do país. "Essa política visa fortalecer as cenas culturais dos interiores, garantindo que os artistas locais possam se estabelecer e que a população tenha acesso a uma programação cultural diversificada ao longo do ano”, frisou.

A implementação da PNAB em João Monlevade conta com o apoio do Conselho Municipal de Política Cultural, o que garante a participação dos agentes culturais locais nas decisões. Os editais seguem as diretrizes da Lei nº 14.399/2022 e do Decreto nº 11.740/2023, que regulamentam o fomento à cultura em todo o Brasil.

Editais

Seleção de pareceristas (inscrições encerradas)

Seleção de pareceristas técnicos para análise dos projetos inscritos nos editais da PNAB em João Monlevade

Investimento (aproximado): R$ 21 mil