Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Notícia

Prefeitura Municipal de João Monlevade


Sesamo IJ celebra dois anos de existência


Serviço de Saúde Mental Infantojuvenil é referência estadual

 

O Sesamo IJ, Serviço de Saúde Mental Infantojuvenil da Prefeitura de João Monlevade, completou dois anos de atividades no dia 31 de maio e a data foi celebrada pelo Executivo e pela comunidade monlevadense na manhã da última terça-feira (18).

Para comemorar o aniversário do Serviço, foi realizada uma manhã com temática junina, comidas típicas e brincadeiras em sua sede, na rua Santa Luzia, no bairro Novo Horizonte e, na ocasião, usuários e seus familiares, servidores e convidados puderam conhecer mais sobre a atuação do Sesamo IJ, que é referência estadual no atendimento psicológico para crianças e adolescentes do município.

A secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, também não escondeu a satisfação em celebrar a data. “O momento é de celebração, de comemorar com orgulho um feito histórico para João Monlevade. O Sesamo IJ é uma referência regional e é bom salientar que ele foi um dos fatores que premiaram nosso prefeito, Dr. Laércio Ribeiro, como Prefeito Amigo da Criança, em solenidade recente realizada em Brasília. Ou seja, um reconhecimento nacional pelas ações em prol de nossas crianças e adolescentes. Como disse, temos que celebrar e arregaçar as mangas para realizar ainda mais e concretizar mais projetos como esse”, salientou Raquel.

Uma das idealizadoras do Sesamo IJ, a primeira-dama de João Monlevade, Dra. Rosângela Ribeiro, que é psiquiatra e presidente do Conselho Curador da Fundação Crê-ser, ressaltou em sua fala a importância da atuação do Serviço para a saúde mental no município. “Acompanhei todos os passos para que o Sesamo IJ fosse implantado e fico muito feliz em ver que, assim como o Sesamo, que é uma referência em nosso Estado, ele hoje é uma realidade e cumpre com seus objetivos e propósitos”, afirmou Rosângela.

 

Números e importância  

 

O Serviço de Saúde Mental Infantojuvenil, Sesamo IJ, completa dois anos de implantação em João Monlevade e atende, acolhe e acompanha crianças e adolescentes em sofrimento psíquico graves e/ou persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de álcool e outras drogas e demais situações clínicas que impossibilitem que o usuário estabeleça laços sociais e realize projetos de vida.

De acordo com a coordenadora da Divisão de Saúde Mental do município, Eliana Bicalho de Almeida, em dois anos de serviço são mais de 800 usuários inscritos e cerca de vinte atendimentos são realizados por dia. Ainda segundo Eliana, o serviço realiza articulação intersetorial com atores sociais para a discussão de casos e acompanhamento em conjunto, tendo sido criado, há três anos, o Fórum Intersetorial de Saúde Mental Infantojuvenil. “A implantação do Sesamo IJ foi um marco no cuidado em saúde mental, tanto que o prefeito Dr. Laércio Ribeiro acabou de receber um prêmio da ABRINQ - Prefeito Amigo da Criança - pela implantação do Serviço e a construção do Fórum Intersetorial. Nosso objetivo é cuidar do presente das crianças e adolescentes para poder acreditar e esperançar sobre um futuro. Sem dúvida, é uma data para ser comemorada, pois até então não havia em João Monlevade um Serviço de Saúde Mental público para essa clientela”, enfatiza Eliana.   

 

Estrutura e futura sede

 

O Sesamo IJ funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sem intervalo para almoço. Atualmente, a equipe é formada por dois técnicos de nível superior, quatro psicólogos, quatro médicos, sendo uma psiquiatra e três pediatras, uma assistente social, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, um pedagogo, um arte-educador e uma auxiliar de serviços gerais.

O Serviço foi implantado com recursos próprios e em apenas dois anos de existência é reconhecido pelo Estado como um Centro de Atenção Psicossocial tipo Infantojuvenil (CAPS IJ).

O Sesamo IJ também foi contemplado com verba do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal, para a construção de sua sede própria, o que já está em tramitação. Também está em processo de habilitação para efetivar-se como um CAPS IJ conforme requisitos do Ministério da Saúde.

 

 

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Por:

Última modificação em 19/06/2024