Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Prefeitura Municipal de João Monlevade

Crianças participam da construção do Plano Municipal  pela Primeira Infância em João Monlevade

Crianças participam da construção do Plano Municipal

pela Primeira Infância em João Monlevade

Cerca de 90 crianças, com idades entre 3 e 5 anos, representando os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e escolas particulares de João Monlevade, participaram de um dia especial na sede da Prefeitura de João Monlevade, dedicado à construção do Plano Municipal pela Primeira Infância. As crianças foram  recebidas calorosamente  para o primeiro contato que inicia os processos de escuta qualificada. Acompanharam a visita diretores, professores, a secretária municipal de Educação, Alda Fernandes, o chefe de Gabinete, Gilberto Vicente Barcelos, e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Wellington Caetano da Silva.

Entre os pedidos estavam a construção e manutenção de parquinhos, melhorias no calçamento próximo de suas casas e a cobertura de espaços para brincadeiras. As demandas foram diversas, refletindo as necessidades e desejos das crianças em diferentes áreas da cidade.

Após conhecerem e conversarem brevemente , as crianças foram levadas para conhecer as secretarias instaladas na Prefeitura. A visita foi finalizada com brincadeiras de roda, proporcionando um momento de descontração e interação entre os pequenos e os gestores municipais. Esse é o primeiro momento que inicia as escutas que serão feitas nas Cemeis e escolas.

Fóruns

Durante toda a semana foram realizados fóruns de discussões para colaborar no processo de elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância. Cerca de 200 pessoas participaram da ação, incluindo pais das crianças, educadores e monitores de todas os Cemeis e escolas municipais que recebem as crianças.

Sobre o Plano

O Plano Municipal pela Primeira Infância de João Monlevade é uma iniciativa estratégica e abrangente que busca garantir o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, respeitando suas necessidades, direitos e potencialidades. O documento prevê ações para os próximos dez anos e é resultado de um esforço colaborativo entre a administração municipal, instituições de ensino, organizações da sociedade civil, famílias e as próprias crianças.

Ao garantir que os direitos das crianças sejam prioritários nas políticas públicas, o plano também busca reduzir as desigualdades sociais e econômicas desde a primeira infância, melhorar os indicadores de saúde e educação infantil, fortalecer os laços comunitários e familiares e desenvolver uma cidade mais inclusiva e atenta às necessidades de todos os seus cidadãos.

• Por:

Última modificação em 24/05/2024