Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Notícia

Prefeitura Municipal de João Monlevade


Equipes de Saúde Bucal saltam de uma para nove na atual administração


Meta é chegar a 15 equipes ainda em 2024

 

A Rede de Atenção à Saúde Bucal, setor pertencente à Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade, alcançou vários e significativos avanços nos últimos três anos no município. Entre eles, está o aumento expressivo nas equipes de Saúde Bucal em toda a cidade.

Na atual administração, o número de equipes de Saúde Bucal saltou de uma para nove, sendo que ainda esse ano serão implantadas mais seis equipes. De acordo com a Coordenação de Saúde Bucal, em janeiro de 2021 havia apenas a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Laranjeiras. Atualmente, também atuam as equipes da UBS Cidade Nova (duas), UBS Dr. José Nelson Fagundes, no Novo Cruzeiro (duas), UBS Monlevade Centro, no Centro Industrial (uma), UBS Industrial (uma), UBS Padre Hildebrando, no Vila Tanque (uma) e UBS Santo Hipólito (uma), totalizando nove equipes. Ainda esse ano, serão implantadas mais uma equipe na UBS Dr. José Nelson Fagundes, além de duas equipes na UBS Novo Cruzeiro, já que o local encontra-se em reformas e mais três equipes na UBS Antônio Gonçalves, em construção no bairro José Elói.

Além dessas unidades, ainda há a atuação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do bairro Loanda, que atende os encaminhamentos de atendimentos especializados, como cirurgias, tratamentos de canal e gengiva, próteses e pacientes com necessidades especiais.

De acordo com o coordenador de Saúde Bucal do município, George Moreira Costa, houve um avanço expressivo na oferta de atendimentos odontológicos básicos e especializados à população de João Monlevade nos últimos anos. “Temos atualmente em nossa Rede de Saúde Bucal profissionais competentes e comprometidos com o trabalho, somando-se a isto uma infraestrutura de qualidade. Estamos trabalhando para que o acesso aos serviços de saúde bucal seja ampliado cada vez mais”, destaca George. 

Já a secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, salientou que desde o início do governo uma das prioridades era melhorar substancialmente o atendimento de saúde bucal no município. "Encontramos o setor bem fragilizado e em estado precário e nos dedicamos a estruturá-lo e melhorá-lo. Inclusive, era um dos pilares do plano de governo do nosso prefeito, Dr. Laércio Ribeiro. Fico feliz em constatar que avançamos muito e ainda queremos mais", afirmou Raquel.

 

Modernização

 

Além do aumento das equipes, houve uma expressiva melhora no acesso aos serviços odontológicos e ganho na qualidade do atendimento com a aquisição de novos equipamentos, materiais e mobiliários modernos e de maior qualidade, juntamente com a adequação do espaço dos consultórios, com reformas, pinturas e trocas de pisos. Também foram instaladas bombas de vácuo nos consultórios, o que reduziu os níveis de contaminação no ambiente cirúrgico.

Outro fator positivo no serviço de Saúde Bucal do município foi a recente contratação de novos profissionais, sendo um dentista, três técnicas em saúde bucal, um auxiliar em saúde bucal e quatro técnicos em radiologia.


  • Compartilhe:
  • Por:

Última modificação em 24/05/2024