Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Prefeitura Municipal de João Monlevade

Campanha de vacinação contra gripe segue até o final do mês de maio

João Monlevade continua sua campanha de vacinação contra a Gripe Influenza. A meta é vacinar 32.404 pessoas dos grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde. Até o momento, 5.065 doses foram aplicadas, o que representa aproximadamente 17,67% do público-alvo já imunizado.

Para garantir o acesso à vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar a vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município até o dia 31 de maio. Além disso, equipes da Saúde vão percorrer a cidade para imunizar os grupos prioritários. Como exemplo dessa ação, haverá vacinação na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) no próximo dia 22, às 14h. Escolas também serão visitadas pela equipe.

A secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, reforça que a Prefeitura está empenhada em garantir que todos os monlevadenses tenham acesso à vacinação para enfrentar a temporada de frio com mais segurança. Raquel salienta a importância da vacina e convoca a população para se imunizar. “Procure uma unidade mais próxima da sua casa e vacine-se. Enalteço a experiência exitosa da equipe da UBS Monlevade Centro, que realizou a vacinação em sua micro área de casa em casa, com o apoio dos agentes comunitários de saúde, que fizeram a comunicação direta com a comunidade. Um exemplo a ser seguido pelas outras unidades”, destaca Raquel.

Dia D

No último sábado (13), Dia D de Vacinação contra Gripe Influenza, a Secretaria de Saúde disponibilizou 14 postos de atendimento à população. Mesmo assim, apenas 693 pessoas compareceram aos locais para imunização.

A baixa procura pela vacinação tem preocupado a Vigilância em Saúde (Visa). “As pessoas, principalmente as pertencentes aos grupos prioritários, devem aproveitar que a vacina chegou antes do inverno, período de agravamento das doenças respiratórias, e se vacinarem”, alerta a coordenadora da Vigilância em Saúde (Visa), Viviane Ambrósio.

Viviane lembra ainda que a campanha de vacinação tem papel fundamental na proteção da saúde pública. “A imunização protege não apenas as pessoas vacinadas, mas também toda a comunidade, o que contribui para a redução da propagação do vírus”, pontuou.

Vacina nos postos

A vacina está sendo ministrada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h. No bairro Nova Esperança, o imunizante é disponibilizado às segundas e quintas-feiras, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h. E na Policlínica, o horário da vacinação vai das 7h30 às 17h em horário corrido, sem intervalo de almoço.

• Por:

Última modificação em 18/04/2024