Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Prefeitura Municipal de João Monlevade

Secretaria Municipal de Assistência Social promove Assembleia pela Igualdade Racial

Secretaria Municipal de Assistência Social promove

Assembleia pela Igualdade Racial em João Monlevade

A Secretaria Municipal de Assistência Social de João Monlevade realizou no último dia 21 uma importante Assembleia de Promoção da Igualdade Racial, no auditório da Prefeitura. O evento teve um significado ainda mais relevante por ocorrer no Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.

A secretária municipal de Assistência Social, Marinete da Silva Morais, explicou que a Assembleia foi conduzida com base na Lei 1937-2011, de maio de 2011, que estabelece a instituição do Conselho da Promoção da Igualdade Racial. Além disso, a data escolhida foi deliberada como uma ação concreta em consonância com a data designada pela ONU para combater a discriminação racial. O intuito foi reativar o Conselho de Promoção de Igualdade Racial, destacando a importância deste órgão na promoção da igualdade e na eliminação da discriminação racial.

Os encaminhamentos resultantes da Assembleia apontam para a reativação do Conselho durante a primeira quinzena de abril, uma medida que coincide com os 60 anos de João Monlevade. "Esse movimento é crucial considerando que uma parte significativa da população se autodeclara preta e parda. Além disso, estatísticas mostram que a maioria dos usuários dos serviços de assistência social são pessoas negras, o que sublinha a necessidade de políticas públicas afirmativas. Assim, a Assembleia pela Igualdade Racial em João Monlevade representa não apenas um evento pontual, mas sim um passo fundamental na direção de uma comunidade mais inclusiva, igualitária e justa para todos os seus cidadãos", pontuou Marinete.

O papel do Conselho

Durante a Assembleia, foi ressaltado o compromisso do município com políticas de ação afirmativa, o que implica em medidas específicas para corrigir desigualdades históricas e promover a igualdade de oportunidades entre grupos sociais diversos, especialmente aqueles que foram historicamente marginalizados, como pessoas negras e pardas.

No entanto, é importante entender que a simples existência de políticas afirmativas não é suficiente. O papel do Conselho de Promoção da Igualdade Racial é fundamental nesse contexto. Ele atua como um órgão de supervisão e orientação, garantindo que essas políticas sejam implementadas de maneira justa e equitativa.

• Por:

Última modificação em 27/03/2024