Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Prefeitura Municipal de João Monlevade

Prefeitura de João Monlevade inicia campanha Dezembro Vermelho

Ação foca no combate ao estigma e discriminação aos portadores de HIV

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começa nesta sexta-feira (1º) a campanha “Dezembro Vermelho”, dedicada à conscientização e à prevenção do HIV/Aids. A iniciativa tem como objetivo a prevenção da doença e o  acompanhamento e a solidariedade em relação às pessoas vivendo com HIV/Aids.

No mês de dezembro o Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento de João Monlevade (SAE/CTA) fará orientações nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), promoverá atividades em parcerias com as universidades, além, é claro, de intensificar as testagens de HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Lutar contra o estigma e a discriminação aos portadores do vírus HIV será o foco da campanha deste ano. Nesta sexta-feira o SAE/CTA promove uma blitz nos bares da avenida Castelo Branco, a partir das 18h. O intuito é convidar as pessoas a combater a discriminação aos portadores do vírus.

Nos dias 4 e 7 de dezembro, quando haverá orientação e testagem para HIV/Aids e ISTs de 11h às 19h, no Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas da Universidade Federal de Ouro Preto (Icea Ufop), em parceria com o Projeto Previna da Ufop.

No dia 5 de dezembro, a enfermeira do SAE/CTA, Driele Pereira da Silva Alves, participa de um debate para o público LGBTQIA+, as 18h, na Faculdade Doctum de João Monlevade.

Na quarta-feira (6), haverá palestra para os adolescentes assistidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Sábado da Saúde e atividades nas UBS
Dia 2 de dezembro, a UBS Monlevade Centro, no Centro Industrial, realiza o Sábado da Saúde, de 8h as 16h.

No dia 16 de dezembro, o Sábado da Saúde será promovido de 8h as 16h na Policlínica e nas UBSs Dr. José Nelson Fagundes, Cidade Nova e Industrial.

Nessas datas e locais haverá panfletagem na área de abrangência das unidades de saúde, orientações e distribuição de camisinha, teste rápido de HIV/Aids e ISTs, consultas clínicas pré-agendadas para hipertensos e diabéticos, atendimento odontológico com avaliação odontológica de prevenção de câncer de boca para idosos e fumantes, distribuição de panfletos com orientações, kit de higiene bucal e vacinação.

Ao longo do mês, outras ações de orientação e prevenção serão promovidas na Policlínica e em todas as UBSs do município.

• Por:

Última modificação em 01/12/2023