Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Prefeitura Municipal de João Monlevade

João Monlevade sobe em posição do Ranking de Formalização Municipal da Jucemg

Em um cenário marcado por desafios econômicos, João Monlevade destaca-se positivamente ao subir significativamente no Ranking de Formalização Municipal da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg). No início deste ano, o município ocupava a 40ª posição no Estado, com um tempo médio de abertura de empresas em 25,62 horas. Contudo, recentemente, atingiu a 24ª posição, com um declínio no tempo de abertura para 21,28 horas.

A evolução é atribuída aos esforços conjuntos da administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan) e dos empreendedores locais. “Essa mudança não apenas torna João Monlevade mais atrativa para investidores, mas também fortalece sua competitividade, potencialmente gerando mais empregos e oportunidades para os residentes”, comentou o assessor de diretoria da Seplan, Thiago Henrique dos Santos.

Um passo significativo para o avanço no ranking, conforme dados da Secretaria de Planejamento, foi a assinatura do decreto de liberdade econômica em João Monlevade, simplificando o processo de abertura de novas empresas, especialmente as de baixo risco. Essa medida, alinhada ao Programa Minas Livre para Crescer, coloca a cidade como exemplo regional de eficiência na administração pública e compromisso com o desenvolvimento socioeconômico.

Ranking

O ranking da Jucemg é uma ferramenta que desempenha papel crucial na classificação das cidades do Estado. Os dados são baseados em critérios como o número de empresas abertas e o tempo médio de abertura. Além disso, o ranking reflete o ambiente de negócios de cada município, influenciando diretamente seu desenvolvimento econômico e competitividade local.

Redesim

A cidade de João Monlevade também marcou presença no 14º Encontro de Municípios Mineiros Integrados à Redesim, realizado em 26 de outubro. O evento focou no projeto Redesim + Livre, que visa automatizar processos municipais relacionados à abertura e legalização de empresas. Essa iniciativa inovadora tem o potencial de simplificar a burocracia e estimular o empreendedorismo, atraindo mais investidores e contribuindo para o crescimento econômico local.

• Por:

Última modificação em 01/11/2023