Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Prefeitura Municipal de João Monlevade

Programação do Outubro Rosa tem Carreta da Mamografia em João Monlevade

Mês também terá “Sábado da Saúde” com atividades em todas as UBSs do município

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece uma extensa programação relacionada ao “Outubro Rosa” durante este mês e o início do mês de Novembro. As atividades integram a campanha de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama.

O destaque da programação é a Carreta da Mamografia nos dias 6 a 11 de novembro. A unidade móvel de saúde chega por meio de um convênio entre o município e a Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (Icismep).

O objetivo da iniciativa é atender pacientes do município, pré-agendadas, que aguardavam atendimento pela Secretaria Municipal de Saúde. A Prefeitura planeja realizar mais de 400 mamografias colocando fim à demanda reprimida de consultas desta especialidade em João Monlevade.

Sábado da Saúde em todas as UBSs

A programação ainda abrange a realização de um Sábado da Saúde no dia 21, de 8h as 17h, na Policlínica e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de João Monlevade, exceto no posto de saúde do bairro Nova Esperança.

O Sábado da Saúde é uma iniciativa criada pela atual administração com o intuito de facilitar o atendimento às pessoas que não conseguem acessar serviços de saúde no meio de semana. Em virtude do Outubro Rosa, esta edição terá diversas ações voltadas para a mulher.

Como parte da ação, todas as unidades de saúde do município estão com decorações alusivas à campanha. Para coroar as atividades, o prédio da Secretaria Municipal de Saúde receberá uma iluminação rosa. Confira toda a programação a seguir.

SÁBADO DA SAÚDE

Local: TODAS as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Policlínica

21/10 (Sábado) - 8h as 17h

- Coleta de exame preventivo para mulheres de 25 a 64 anos (pré-agendadas)

- Avaliação das mamas e solicitações de mamografia

- Consultas médicas para mulheres hipertensas e diabéticas (pré-agendadas)

- Campanha de Multivacinação para toda população

- Testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis

- Consultas odontológicas (pré-agendadas)

- Momentos informativos e orientações

II FÓRUM ROSA

Local: Câmara Municipal

24/10 (Terça-feira) - 13h as 16h30

13h - Acolhida: Testes rápido de Sífilis, Dicas de maquiagem e Exposição da “Mama Amiga”

14h - Abertura Oficial

14h30 - Importância da Participação da Mulher

14h45 - Palestra: Prevenção ao Câncer de Mama e Sífilis

15h45 - Palestra: Educação Financeira

16h30 - Encerramento

26/10 quinta-feira - 13h30

Palestra com a sexóloga Nádia Guimarães

(Público: Servidores da Câmara, Secretaria de Saúde, AMA e Codem)

AULÃO DE RITBOX

Local: Praça do Povo

30/10 Segunda-feira - 18h30

Aula com a personal trainer Carol Loureiro.

CARRETA DA MAMOGRAFIA

Local: Praça do Povo

6 a 11/11 Segunda a sábado - 7h as 17h

Realização de mais de 400 exames de mamografia para pacientes pré-agendadas que aguardam atendimento pela Secretaria Municipal de Saúde