Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Prefeitura Municipal de João Monlevade

Uso incorreto de contêineres de lixo provoca acúmulo de sujeira em pontos da cidade

Secretaria Municipal de Serviços Urbanos alerta para a importância do descarte adequado

Nas últimas semanas, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos identificou um problema crescente em diversos pontos da cidade: o uso inadequado de contêineres de lixo, resultando em um acúmulo de resíduos nas áreas próximas a esses equipamentos públicos.

Os 100 contêineres de lixo espalhados pela cidade foram estrategicamente posicionados para facilitar o descarte de lixo domiciliar e ensacado. No entanto, algumas pessoas têm ignorado essa finalidade e utilizado os contêineres para depositar materiais recicláveis, entulhos, madeiras e até móveis velhos. Como consequência, os recipientes ficam lotadas rapidamente, e o lixo é deixado ao redor, criando um cenário de sujeira e desorganização.

O Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Marco Antônio Penido Simas, enfatiza a importância da colaboração da comunidade para a manutenção da limpeza e ordem na cidade. "Esses contêineres desempenham um papel fundamental na promoção da limpeza urbana, na organização dos espaços públicos e no bem-estar de todos os cidadãos. Além disso, são aliados essenciais dos nossos garis, permitindo que eles realizem seu trabalho com maior eficiência durante a coleta de lixo", ressaltou o Secretário.

Para solucionar esse problema e manter a cidade limpa, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos pede à comunidade que utilize os contêineres de lixo de forma adequada. “O descarte correto de resíduos é um dever de todos os cidadãos, e a colaboração de cada um é fundamental para preservar o ambiente urbano e garantir uma cidade mais limpa e agradável”, finalizou o secretário.

Materiais recicláveis

Desde o mês de julho deste ano, a Prefeitura ampliou a Coleta Seletiva para 100% da cidade. Assim, os materiais recicláveis são recolhidos em todos os bairros pela Associação dos Trabalhadores da Limpeza e Materiais Recicláveis de João Monlevade (Atlimarjom).

Os dias e horários em que os caminhões passam podem ser consultados nas redes oficiais da Prefeitura. Devem ser separados para a coleta papéis em geral, como jornais, revistas, caixas de leite e suco, assim como latas de alumínio, panelas e sucatas de aço. Embalagens vazias de comprimidos, como blisters, garrafas PET, sacolas, copos e pratos de plástico também são recicláveis.

• Por:

Última modificação em 29/09/2023