Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Prefeitura Municipal de João Monlevade

Fórum Intersetorial de Saúde Mental Infantojuvenil da Prefeitura de João Monlevade discute Setembro Amarelo

Debate foi uma das atividades do mês de prevenção ao suicídio

A Prefeitura de João Monlevade realiza este mês uma série de atividades relacionadas ao “Setembro Amarelo”, campanha que tem como objetivo a prevenção ao suicídio. Um dos destaques da programação municipal ocorreu na tarde dessa quarta-feira (13), no auditório da sede do executivo, com a realização do Fórum Intersetorial de Saúde Mental Infantojuvenil, que debateu o tema.

O fórum intersetorial é realizado mensalmente e envolve as secretarias de Saúde, de Assistência Social, de Educação, de Esportes, Casa de Cultura, Conselho Tutelar e a Fundação Crê-Ser.

A coordenadora do Serviço de Saúde Mental, Eliana Bicalho Ferreira de Almeida, abriu os trabalhos falando sobre a importância da discussão envolver diversos setores que lidam com as crianças e adolescentes do município. Ela também mencionou que a prevenção ao suicídio é um trabalho contínuo, que não se limita ao mês de setembro, algo que ficou evidenciado com as ações desenvolvidas pelas demais secretarias ao longo do ano, demonstradas durante o debate.

Primeira dama e presidente do Conselho Curador da Fundação Crê-Ser, a psiquiatra Rosângela Guimarães Ribeiro, destacou que o fórum intersetorial é a materialização de um sonho dos profissionais da saúde mental do município de ter um espaço permanente de discussão sobre saúde mental, com foco nas crianças e adolescentes de João Monlevade.

A programação do Setembro Amarelo em João Monlevade segue na sexta-feira (15), com a Rede de conversa com Adolescentes promovida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Na terça-feira (19), profissionais do Hospital Margarida proferem palestra sobre Saúde Mental.

Dia 20, quarta-feira, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e o Creas realizam palestra sobre Auto-lesão e auto-extermínio para profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Todas as atividades serão realizadas às 14h, no Auditório Leonardo Diniz, na sede da Prefeitura.

• Por:

Última modificação em 15/09/2023