Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Prefeitura Municipal de João Monlevade

Escritores monlevadenses participam das comemorações dos 55 anos da Biblioteca Municipal

Durante toda a semana de celebração do 55º aniversário da Biblioteca Pública Jornalista Assis Chateaubriand, uma variedade de atividades foi organizada, envolvendo a participação de estudantes. Um total de 250 alunos das escolas municipais Germin Loureiro, Cônego Higino, Eugênia Scharlé e Promorar participaram dessas ações, juntamente com crianças da Escola Estadual Antônio Panini e do Colégio Kennedy.

Na abertura do evento, foi encenada a peça teatral "Uma Luz Especial", com roteiro e produção de Luzia Inês Martins, que convidou crianças e adultos a se divertirem, contando com a participação dos alunos da Escola Municipal Promorar. Personagens como Gato de Botas, Fada Madrinha, Patinho Feio e outros garantiram a diversão do público.

Uma atração especial durante as comemorações foi a presença da escritora amazonense Soraia Magalhães, criadora do blog Caçadores de Biblioteca. Soraia viaja pelo Brasil e pelo mundo visitando bibliotecas e compartilhando suas experiências.

Além disso, como parte das comemorações, a biblioteca sediou a exposição "É o Bicho". A mostra é uma parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais, que oferece exposições itinerantes para as bibliotecas do sistema.

Para encerrar a programação de aniversário, nesta sexta-feira (23), a partir das 14h, a escritora Kelly Gandra realizará a palestra "O Poder Terapêutico do Livro".

Valorização dos escritores monlevadenses

A biblioteca aproveitou essa oportunidade para preservar e valorizar a produção literária local, recebendo escritores monlevadenses renomados, como Bel Araújo, Lúcia Inês Martins, Mariana Jesus, Gracita Fraga, Jairo Martins de Souza e Erivelton Braz. Os autores participaram de atividades como contação de histórias, rodas de conversa, bate-papos e também tiveram a oportunidade de apresentar seus próprios livros.

A responsável pela biblioteca, Anacriste Guedes, avalia a semana como um grande sucesso, ressaltando a importância de valorizar a cultura e a produção literária local. “Para nós, da Biblioteca, é muito gratificante desfrutar desse momento e ver que esse interesse pelo livro ainda é muito real. É um grande orgulho, ainda mais sendo bibliotecária, perceber toda essa movimentação para incentivar a literatura. As crianças têm hoje muito contato com o celular, com joguinhos, e poder envolvê-los nesse novo ambiente, tendo contato com contadores de histórias, autores e diversidade de livros é muito importante e necessário”, destacou.

Por sua vez, a secretária municipal de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues, enfatizou a relevância dessas comemorações para estimular o hábito da leitura e promover o acesso à cultura. “São ações como essas que mostram e destacam a importância do livro, que é o instrumento que colabora para a transformação das pessoas”, pontuou.

A Biblioteca Municipal está localizada na Avenida Getúlio Vargas, nº 4798, no prédio da Secretaria Municipal de Educação, ao lado da Praça Sete de Setembro, em Carneirinhos. Seu horário de funcionamento é das 7h às 11h e das 13h às 17h.

• Por:

Última modificação em 23/06/2023