Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Prefeitura Municipal de João Monlevade

Reinauguração do Numear marca celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente

Solenidade contou ainda com entrega do Plano de Manejo do Parque do Areão e assinatura de reforma do Escadão

A reinauguração do Núcleo Municipal de Educação Ambiental (Numear) e a entrega do Plano de Manejo do Parque do Areão marcaram as festividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente em João Monlevade. A solenidade de entrega do espaço e do documento ocorreu na segunda-feira (5), no Parque do Areão.

O Numear, que passou por um processo de revitalização, é um espaço dedicado à conscientização e à educação ambiental. Localizado no coração da cidade, o centro tem como objetivo conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e estimular práticas sustentáveis.

Plano de Manejo

Outro marco importante foi a entrega do Plano de Manejo do Parque do Areão. O parque, que abriga uma rica diversidade de fauna e flora, agora conta com um plano que estabelece diretrizes e medidas de conservação, garantindo sua preservação a longo prazo. O documento foi desenvolvido pela empresa Objetiva e consultou a participação da comunidade, visando a conciliação entre a proteção ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos, ressaltou a importância da gestão adequada dessas áreas naturais. "O Plano de Manejo do Parque do Areão é um instrumento essencial para assegurar que possamos usufruir dos benefícios desse ambiente natural, ao mesmo tempo em que o preservamos para as gerações futuras", destacou.

Reforma do Escadão

Em uma iniciativa importante para melhorar a infraestrutura e acessibilidade ao Parque do Areão, a Prefeitura de João Monlevade assinou a ordem de serviço para a reforma do escadão que dá acesso ao bairro Satélite. A obra será realizada pela empresa Sondart, com investimento de aproximadamente R$ 598.171,69. O local receberá intervenções estruturais e melhorias na iluminação do escadão, que é uma via crucial para os moradores do bairro. Além disso, o pacote de melhorias do Areão inclui a recuperação do mirante, cercamento, Plano de Manejo, Pump Truck, pórtico de entrada do Parque e o projeto estruturante da bacia de contenção 4, com uma equipe de monitoramento de topografia e sondagem que já atuam no local.

Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente foi realizada de 30 de maio a 5 de junho com cursos, seminário para ampliação da coleta seletiva em todo município, distribuição de mudas no Viveiro Municipal, feira de adoção de cães e gatos do canil e exposições de trabalhos ambientais, na Praça do Povo. Também foi realizado o 2º Passeio Ciclístico do Meio Ambiente e, encerrando a programação, uma trilha e um piquenique no Areão, onde foram promovidas ações ambientais e educativas.

• Por:

Última modificação em 06/06/2023