Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Prefeitura Municipal de João Monlevade

Prefeitura realiza caminhada de conscientização do Dia Nacional da Luta Antimanicomial

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da divisão de Saúde Mental, realizou na quarta-feira (17), mais uma edição da Caminhada de Conscientização do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que tem como objetivo promover a inclusão social e o tratamento humanizado às pessoas com transtornos mentais.

O evento foi organizado pela equipe do Sesamo/Centro de Apoio Psicossial (Caps II) em parceria com o curso de Psicologia da rede de ensino Doctum e contou com a participação de servidores e usuários do serviço de Saúde Mental de João Monlevade, São Domingos do Prata, Nova Era e Bela Vista de Minas.

A caminhada teve início com uma concentração às 8h em frente à Câmara Municipal. No local, foi servido um café da manhã aos participantes e distribuídos trabalhos manuais confeccionados pelos pacientes do Sesamo.

Às 9h, os participantes se dirigiram para a Praça do Povo, cantando e dançando em caminhada pelas avenidas Gentil Bicalho, Getúlio Vargas e Wilson Alvarenga, com apoio do Setor de Trânsito e Transporte do Município (Settran).

Na Praça do Povo foram distribuídos pipoca e algodão doce, e instalado um mural com frases de apoio ao tratamento em liberdade das pessoas que sofrem de transtornos mentais, já que o cuidado oferecido por meio do Caps se opõe à internação dos pacientes em manicômios.

Coordenadora da Divisão de Saúde Mental de João Monlevade, a psicóloga Eliana Bicalho Ferreira de Almeida discursou para os participantes. “Somos a favor da liberdade, do tratamento humanizado e da inclusão social. Somos contra o retrocesso e as mentiras que foram disseminadas nos últimos anos, contrárias ao tratamento em liberdade” enfatizou, Eliana Bicalho.

A gerente do Sesamo/Caps II, Samanta Cristina Taveira, avaliou positivamente o evento. “O evento superou nossas expectativas. Nesta edição contamos com o apoio dos alunos da Doctum, que chegaram muito entusiasmados, contribuindo bastante com a organização”, salientou.

A avaliação da caminhada da luta antimanicomial em João Monlevade foi positiva, pois houve ampla participação do público e a mensagem foi efetivamente transmitida, gerando visibilidade e conscientização. Além disso, todas as atividades planejadas foram realizadas com sucesso, satisfazendo as expectativas do grupo.

A Comissão de eventos do curso de psicologia Doctum (Integrapsi) também avaliou o evento positivamente. A comissão considerou que houve ampla participação do público, a mensagem foi efetivamente transmitida, gerando visibilidade e conscientização. Além disso, todas as atividades planejadas foram realizadas com sucesso, satisfazendo as expectativas do grupo.

• Por:

Última modificação em 22/05/2023