Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Prefeitura Municipal de João Monlevade

Autor de best seller infantojuvenil faz palestra para educadores da rede municipal

Autor de best seller infantojuvenil faz palestra para

educadores da rede municipal de João Monlevade

O escritor Ilan Brenman, autor de mais de 80 livros infantojuvenil, participou na noite dessa quarta-feira (2), da abertura do ano escolar da rede municipal de ensino de João Monlevade. O encontro, realizado no anfiteatro do Centro Educacional, reuniu gestores da educação, professores da rede municipal, monitores de creche e de alunos com deficiência.

Com o tema: “A importância de contar e ler histórias na era digital”, Ilan Brenman, com pequenos contos do dia a dia provocou os educadores sobre a necessidade da leitura e dos livros no mundo digital, no qual todos vivemos apressados, em meio à agitação e ansiedade. “Toda essa relação da palavra e da linguagem na infância é fruto das histórias que escolhemos e contamos. Algo essencial e necessário para os dias de hoje”, destacou.

De forma didática, o autor também ensinou à plateia como prender atenção das crianças e jovens com a leitura. Além de incentivar a contação de histórias que despertem diversos sentimentos como alegria, tristeza, dor, separação e superação. “As crianças do mundo todo sonham. Elas querem os pais sempre por perto, têm ansiedade e precisam de palavras de encorajamento. Os mais novinhos riem de escatologias e têm pesadelos. É por aí que entramos com as histórias. Esse é o caminho”, explicou.

Por fim, Ilan Brenman, chamou atenção para a presença do celular nas famílias e com as crianças desde pequenas. “Os livros criam marcas afetivas e memórias que o celular não criará”, enfatizou o escritor que, parafraseando Rubens Alves, finalizou: “o livro é um brinquedo que nunca gasta”.

Após a palestra, o escritor respondeu perguntas dos educadores e autografou exemplares de suas obras.

Gestores destacam avanços

Na abertura da palestra, a secretária municipal de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues, destacou os avanços no setor como ampliação no número de vagas na educação infantil e de recursos tecnológicos, reestruturação dos espaços físicos, valorização profissional e a gestão democrática e transparente com a eleição de diretores e vices pela comunidade escolar.

“Melhorar a educação requer esforços intencionais e é preciso assegurar que todos os estudantes se sintam valorizados e respeitados. Precisamos promover alternância de protagonismo entre educadores e alunos em uma relação de interdependência”, frisou a secretária de Educação.

Representando o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), endossou o discurso da secretária de Educação e reafirmou o compromisso da administração municipal em investir na melhoria da educação pública.

“Os avanços na educação são gritantes, os educadores dos anos anteriores sabem como era e como estamos. Um dos avanços é a posse dos diretores e vices. Estamos e vamos melhorar ainda mais. Em breve iremos entregar uma importante creche no bairro José de Alencar com mais de 400 vagas para educação infantil. Além disso, sabemos que é preciso evoluir, principalmente na questão do piso dos professores. Como gestores do município vamos transformar a educação juntos”, finalizou.

• Por:

Última modificação em 02/02/2023