Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Prefeitura Municipal de João Monlevade

Plano Municipal de Saneamento Básico passa por revisão em João Monlevade

Construção é realizada em etapas para identificar deficiências e apontar possíveis soluções

A Prefeitura Municipal de João Monlevade, por intermédio do Departamento de Águas e Esgotos (DAE), está revisando o seu Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico. A empresa EME Engenharia Ambiental é a consultoria contratada para elaboração do documento. A construção é realizada por etapas e incluiu diagnóstico, prognóstico, acompanhamento e mobilização social.

Nesta segunda-feira (23), os comitês executivos, de coordenação e representantes da empresa se reuniram para discutir a elaboração e as fases do Plano de Saneamento. O diretor do DAE, José Afonso Martins, destacou a importância da participação de representantes das secretarias municipais na revisão do Plano. “Cada um tem uma participação muito importante para projetarmos a realidade do município daqui para frente. O Plano é de 2011 e está desatualizado, por isso, a necessidade de um trabalho mais detalhado”, disse.

Sobre o Plano

O Plano Municipal de Saneamento, conforme explicou o engenheiro ambiental e sanitarista da empresa EME Engenharia, Pedro Guedes, visa estabelecer um planejamento das ações de saneamento em João Monlevade em seus quatro eixos: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais. A revisão atende à legislação federal e à Política Estadual de Recursos Hídricos, bem como outras legislações vigentes no âmbito do saneamento.

Pedro Guedes reforçou também que o Plano Municipal de Saneamento Básico é um instrumento indispensável para a elaboração da política pública de saneamento e o monitoramento dos resultados alcançados. “O documento elaborado em conjunto auxilia o município e melhora a vida das pessoas. Além de ser requisito para a contratação ou concessão de serviços, bem como para o recebimento de recursos financeiros da União”, destacou.

Em João Monlevade, a revisão do Plano passará por oito fases. Entre elas, a formulação de um Plano de Trabalho e o diagnóstico, onde cada uma tem seu objetivo específico. Atualmente, o município está na fase de Diagnóstico Setorial, que é caracterizada com visitas à Estação de Tratamento de Água (ETA), Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), aterro sanitário, Associação dos Trabalhadores de Limpeza e Matérias Recicláveis de João Monlevade (Atlimarjom), postos de saúde e hospital, além de acompanhamento da coleta de lixo urbana e limpeza na cidade.

• Por:

Última modificação em 25/01/2023