Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Prefeitura Municipal de João Monlevade

Mais de 29 mil atendimentos médicos foram realizados nas UBSs

Mais de 29 mil atendimentos médicos foram realizados nas UBSs de João Monlevade

A Prefeitura de João Monlevade começa a colher resultados expressivos do trabalho de excelência na gestão da Saúde e dos investimentos realizados no setor. Um dos frutos das mudanças implementadas pelo atual governo é o número de atendimentos médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que chegaram a 29.766 de janeiro a julho deste ano.

Os dados levam em consideração os atendimentos dos médicos da Estratégia em Saúde da Família (ESF), dos médicos plantonistas, ginecologistas e pediatras, sendo que os dois últimos se destacam porque são serviços inéditos em todas as UBS do município, implementados em 2021, ano em que a gestão atual assumiu. Só nos primeiros sete meses deste ano foram realizadas 2.692 consultas com ginecologista e 3.481 com pediatra nas UBS.

Já os médicos ESF realizaram 18.494 consultas, 634 visitas domiciliares, 429 pré-natais e 611 puericultura, que consiste no acompanhamento periódico visando a promoção e proteção da saúde das crianças e adolescentes. Só as consultas de médicos plantonistas atingiram um total de 4.058 nesse período.

A coordenadora da ESF, enfermeira Lilian Silva de Sá Borges, explicou que o governo está estruturando a Atenção Básica para que cada cidadão monlevadense tenha acesso aos atendimentos em saúde nas UBSs. “Hoje, todas as UBS possuem atendimento clínico, ginecológico e pediátrico. Aumentamos o número de plantões de ginecologia e redistribuímos os pediatras para atender em todas as unidades”, salientou.

Coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS), a enfermeira Renata Caroline Bráulio de Moura, destacou o fortalecimento do setor. “A Atenção Primária é o centro ordenador da Saúde. Se a APS está forte, os outros níveis se fortalecem. Temos muito a avançar, mas essa é a base estrutural para isso e os planos seguirão no sentido de aumentar as equipes de ESF, fortalecendo a Atenção Primária e trazendo melhorias para população”, destacou.

A secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, afirmou que os resultados são fruto de uma administração que veio para cuidar das pessoas. “Estamos trabalhando e trabalhando muito. Os resultados já estão surgindo e a população é a principal beneficiada”, concluiu.

• Por:

Última modificação em 21/09/2022