Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Prefeitura Municipal de João Monlevade

João Monlevade já faz cadastro para emissão da carteira de autista

Documento visa facilitar que autistas tenham acesso a atendimento prioritário

Os autistas que moram em João Monlevade já podem solicitar gratuitamente a emissão da Carteira de Identificação do Autista (CIA). A Prefeitura já está realizando o cadastro para expedir o documento.

Os interessados devem procurar o Centro de Reabilitação, no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, e apresentar os seguintes documentos: relatório médico confirmando o diagnóstico com o CID 10 F84; certidão de nascimento ou RG; CPF; comprovante de endereço; fotografia 3×4 e Cartão do SUS (caso não tenha, o documento será expedido pela Secretaria de Saúde). Em caso de dúvidas, as pessoas podem ligar para o telefone 3851-3648 para saná-las.

Após a Secretaria de Saúde analisar o pedido, sendo ele aprovado, a carteira será expedida pela Secretaria Municipal de Educação. O objetivo da administração é facilitar a identificação dos autistas, garantindo a eles a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Decreto

No dia 28 de julho foi assinado o decreto nº 110/2022 que regulamenta a carteira de autista em âmbito municipal. Estiveram presentes o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes, as secretárias municipais de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, e de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues Santos, o chefe de Gabinete, Geraldo Giovani Silva, a presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas e Síndromes (Aspaas), Simone de Oliveira Barcelos, e o vereador Belmar Diniz (PT) - autor do projeto de lei que instituiu a carteira do autista em João Monlevade.

• Por:

Última modificação em 04/08/2022