Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Notícia

Prefeitura Municipal de João Monlevade


Prefeitura cria Centro de Atendimento de Síndromes Gripais


Prefeitura cria Centro de Atendimento de Síndromes Gripais

Serviço funcionará na UBS Cidade Nova e atenderá pessoas com sintomas gripais ou suspeita de Covid-19

A partir de segunda-feira (17), pessoas com sintomas gripais ou com suspeita de Covid-19 serão atendidas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cidade Nova. O local abrigará o Centro de Atendimento de Síndromes Gripais criado pela Prefeitura de João Monlevade, diante do aumento de casos de gripe e do novo cenário da pandemia de coronavírus.

Inicialmente a unidade vai atender de 8h as 17h de segunda a sexta-feira e também fará a coleta de testes de Covid-19, em pacientes que passarem pela triagem no local.

A definição sobre o novo serviço ocorreu após a secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, se reunir com todas as gerentes das UBS de João Monlevade e técnicos da Vigilância em Saúde (Visa), na tarde de sexta-feira (14).

Cenário reavaliado

O objetivo da reunião foi avaliar as medidas tomadas pela Secretaria de Saúde, desde que o município registrou um aumento de casos de gripe e Covid-19, bem como traçar novas ações para enfrentamento da crise sanitária.

Raquel Drumond explicou que um levantamento realizado pela Atenção Primária em Saúde demonstrou que do dia 10 a 13 de janeiro as unidades de saúde de João Monlevade atenderam 934 pessoas. Desse total 221 testaram positivo para Covid-19 o que corresponde a 23,7% dos atendimentos.

A maior parte dos atendimentos são referentes a gripe. Por este motivo, decidimos por abrir um Centro de Atendimento de Síndromes Gripais, que abrange não só os casos de gripe, mas também os de Covid - 19, até porque ambas as doenças possuem os mesmos sintomas” afirmou Raquel Drumond.

Vacinação de crianças

A secretária de Saúde enfatizou que o serviço se concentrará em um único local, porque na próxima semana a Prefeitura receberá as vacinas contra o coronavírus, destinadas as crianças. Como a vacinação vai abranger diversas unidades de saúde, durante a reunião ficou definido que a melhor solução é evitar que pacientes com síndromes gripais dividam o mesmo ambiente que as crianças que forem vacinar.


  • Compartilhe:
  • Por:

Última modificação em 15/01/2022