Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Notícia

Prefeitura Municipal de João Monlevade


Prefeitura de João Monlevade realiza treinamento sobre administração de insulinas


Prefeitura de João Monlevade realiza treinamento sobre administração de insulinas

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou treinamento sobre “Segurança do paciente diabético na administração de Insulinas”. O objetivo foi capacitar os profissionais de saúde do município no tratamento da diabetes, com foco nas técnicas de administração das canetas de insulinas NPH e Regular, visando um melhor controle da doença.

O curso foi dado nos dias 23 e 30 de agosto para duas turmas de servidores, entre enfermeiros, farmacêuticos e atendentes das farmácias, que lidam diretamente com os pacientes. Participaram 13 funcionários no primeiro dia e outros 17 no segundo. O treinamento foi ministrado pela farmacêutica Larissa Martins Reis, responsável técnica pela Farmácia Municipal.

A Coordenadora da Assistência Farmacêutica do município, Andressa Silva Braga, falou sobre a importância do curso. Segundo ela, o uso da caneta de insulina em pacientes diabéticos está cada vez mais disseminado em todo o mundo, trazendo maior conforto e comodidade.

“Para alguns indivíduos, esse novo tratamento representa uma mudança significativa em sua rotina, pois substitui as antigas e dolorosas seringas e frascos de insulina por um dispositivo mais simples e eficaz”, ressaltou.

Andressa Braga enfatizou que o profissional de saúde contribui para que os diabéticos insulino dependentes tenham um maior acesso ao tratamento disponibilizado pelo SUS, pois ele é quem distribui o dispositivo e é o responsável pelas orientações aos usuários quanto à utilização correta.

“É necessário que os profissionais que atuam junto a estes pacientes, os orientem detalhadamente sobre como utilizar a caneta, explorando ao máximo todos os seus benefícios como: segurança, facilidade de uso, praticidade, menos dor, contribuindo, dessa forma, para que a adesão ao tratamento seja maior”, concluiu a coordenadora.

Além disso, o treinamento visa garantir que a insulina seja administrada de forma correta, a fim de prevenir as complicações causadas pelo descontrole da diabetes, como por exemplo: lesão nos rins; lesão na retina; degeneração progressiva dos nervos, que provoca a diminuição da sensibilidade de partes do corpo, como nos pés; problemas no coração e desenvolvimento de infecções.

 


  • Compartilhe:
  • Por:

Última modificação em 14/09/2021