Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Notícia

Prefeitura Municipal de João Monlevade


Prefeitura de João Monlevade retoma exames de mamografias


Prefeitura de João Monlevade retoma exames de mamografias

Serviço estava suspenso pela GRS devido a falhas do equipamento e falta de adequações no setor

A Prefeitura de João Monlevade retomou o agendamento das mamografias. Os exames voltaram a ser realizados na manhã desta quinta-feira (22), por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba (Cismepi).

A secretária executiva do Cismepi, Elaine Caldeira, explicou que os exames estavam suspensos desde dezembro de 2020 porque o mamógrafo do Cismepi precisava de manutenção. Além disso, a sala do prédio da Secretaria Municipal de Saúde, onde o equipamento está instalado, necessitava de adequações.

“O Cismepi realizou a manutenção e adequação do espaço. Em seguida, a Gerência Regional de Saúde (GRS) esteve aqui para averiguar o local e o equipamento, liberando o atendimento”, informou. Os recursos são provenientes do Cismepi.

Com o funcionamento do equipamento, a Prefeitura está agendando 15 mamografias por dia e planeja ampliar para 30. O objetivo é normalizar o atendimento deste tipo de exame até o fim do ano.

A secretária de Saúde de João Monlevade, Raquel Drumond destacou que a prioridade é atender 76 pedidos de exames que foram solicitados devido a descoberta de nódulos. “Estamos agendando primeiro porque são situações que podem ser graves e exigem mais atenção”, afirmou.

Herança
O número de mamografias acumuladas em João Monlevade chegou a 854. Só do mandato anterior haviam 603 aguardando agendamento. Um levantamento feito pelo atual governo apontou que haviam 6.040 pedidos de exames de médio e alto custo parados até 2020.

Reforma e reestruturação
Para agilizar o serviço, a Prefeitura está reestruturando uma série de setores da Secretaria de Saúde. A coordenadora do Serviço Complementar, Ariadne Pereira do Patrocínio, informou que o primeiro passo foi efetuar reuniões com médicos da rede municipal, para repassar um novo protocolo a ser adotado para novos pedidos. O objetivo é otimizar recursos e melhorar o acesso aos exames, dando uma resposta aos pacientes em tempo menor.

Com esta decisão, os agendamentos serão realizados por critério de gravidade e risco individual. Outra modificação envolve os serviços de marcação de consultas e de exames de média e alta complexidade, que foram centralizados.

A coordenadora do setor de Marcação de Consultas, Maria Perpétua Euzébio Aguiar “Petinha”, destacou que o setor de protocolo do Serviço Complementar passa a ser a única porta de entrada dos pedidos de exames.

“Antes, um exame chegava à secretaria por diversas formas e pelas mãos de várias pessoas. Agora, a solicitação entra apenas por um setor. Isso garante igualdade de tratamento e dá segurança ao paciente de que seus exames serão encaminhados para os devidos fins”, disse Petinha.

A Prefeitura também planeja fazer um mutirão de exames, para diminuir o número de solicitações acumuladas.


  • Compartilhe:
  • Por:

Última modificação em 23/07/2021