Domingo marca dia de combate e tratamento a hanseníase
Domingo marca dia de combate e tratamento a hanseníase
No próximo domingo (31) é comemorado o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hanseníase, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e das autoridades de saúde sobre a importância de prevenir e tratar adequadamente a doença.
A hanseníase tem cura e o tratamento dura de 6 a 12 meses. A cura é mais fácil e rápida, quanto mais precoce for o diagnóstico. Em caso de aparecimento de manchas em sua pele, procure uma unidade de saúde em João Monlevade. O tratamento é gratuito.
Os sintomas da enfermidade são: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).
A doença
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae (M. Leprae). Ela atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas.
A hanseníase é transmitida principalmente pelas vias respiratórias superiores de pacientes doentes não tratados, sendo, também, o trato respiratório a mais provável via de entrada da bactéria no organismo.
Dia da Mancha
Instituída pela Lei nº 12.135/2.009, o dia de prevenção e combate a hanseníase sempre é comemorado no último domingo de janeiro. Com o passar dos anos, a data ficou conhecida como “Dia da Mancha”. Devido aos protocolos sanitários para o enfrentamento a pandemia, a Prefeitura não fará eventos presenciais para comemorar a data.
Compartilhe:
29
Jan,
2021
Por:
Última modificação em
29/01/2021
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.