Prefeitura Municipal de João Monlevade
Logo após a Prefeitura publicar Decreto de Situação de Emergência, no último dia 27, os secretários e assessores se reuniram para alinhar as ações emergenciais de todos os setores envolvidos, visando dar celeridade aos processos e minimizar o sofrimento das famílias afetadas pelas últimas chuvas.
Na reunião, realizada no mesmo dia, participaram servidores do Setor de Compras e Licitações, Secretaria de Obras, Secretaria de Serviços Urbanos, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Planejamento, Assessoria de Governo e Procuradoria Jurídica.
A partir de relatórios fornecidos pela Defesa Civil, Secretaria de Obras e Assistência Social, foram apresentadas as ações já realizadas, como o atendimento aos moradores dos bairros Santa Cruz e Amazonas, retiradas de famílias das áreas de risco e levadas para o Centro Educacional, assistência com alimentação, água, remédios, materiais de limpeza e higiene pessoal, campanhas para doações diversas, cadastramento de famílias para inserção em programas sociais e ainda, desobstrução e limpeza de estradas e vias, reparos em redes pluviais e de esgoto e cortes de árvores.
Até o dia 28, foram registradas 158 ocorrências em 43 bairros da cidade, dentre elas, inundações, deslizamentos, obstrução de vias, rompimentos de redes, queda de muros e desabamentos. A Defesa Civil e equipes da Secretaria de Obras continuam apurando.
A Secretaria de Assistência Social também fez um levantamento parcial e até o momento, 5 famílias estão desabrigadas, Essas famílias, que vieram dos bairros Ipiranga, Cidade Nova e Santa Cruz, já foram cadastradas e entrarão nos programas sociais, como aluguel social, cestas básicas e outros. Nos bairros Santa Cruz e Amazonas, 235 pessoas, de 75 famílias, estão em suas casas e continuam recebendo assistência da prefeitura como alimentação, produtos de limpeza, de higiene, colchões, roupas de cama e de uso pessoal.
Defesa Civil, Secretaria de Obras, Serviços Urbanos, Meio Ambiente e DAE seguem priorizando atendimentos às situações emergenciais decorrentes das últimas chuvas para evitar maiores transtornos.
RESGATE DO FGTS PARA ATINGIDOS
Também no dia 27, secretários municipais e assessores participaram de reunião com representantes da Caixa Econômica Federal que orientaram sobre como o município deve se preparar para informar e atender aos moradores de áreas atingidas que quiserem acessar os recursos do FGTS para reparar os danos causados pelas chuvas, de acordo com os critérios técnicos e legais. A Caixa também se disponibilizou a montar em sua sede um posto de coleta de doações.
Última modificação em 29/01/2020
Faça login em sua conta