Projeto De Peito Aberto trata 700 pacientes com asma
A rede de saúde da Prefeitura de João Monlevade desenvolve, desde 2006, o projeto “Peito Aberto”, destinado a tratar pacientes com asma. Quando começou, o projeto atendia 100 crianças e hoje está atendendo cerca de 700 pacientes, com idade entre 6 meses e 14 anos. Os medicamentos são oferecidos gratuitamente aos usuários.
O projeto não aceita inscrição de adultos nem idosos, mas, como a asma é uma doença crônica, sem cura e hereditária, existem alguns pacientes adultos que iniciaram o tratamento e estão até hoje, inclusive alguns são pais de crianças atendidas também. Eles não recebem alta total. Fazem uma pausa de medicamentos durante um período, mas são monitorados pela coordenação do projeto.
Na acolhida, os pais são entrevistados sobre sintomas, sinais e comportamento da criança que passa por exames, pesagem e, imediatamente, já começa o tratamento, com orientações aos pais para uso dos medicamentos e espaçador.
Vale lembrar que, na região do Médio Piracicaba, apenas João Monlevade e Itabira têm esse tratamento. O projeto não atende urgências e emergências. Acolhe a partir de encaminhamentos médicos, que podem ser da própria rede de saúde municipal como também do Hospital Margarida. As consultas e tratamentos, totalmente gratuitos, são realizados em um espaço na Casa Bem Viver, localizada na avenida Nova York, 428, no bairro Cruzeiro Celeste. Os atendimentos são feitos às segundas, terças e quartas-feiras, mas podem ser agendados de segunda a sexta, de 7h às 17h, pessoalmente ou pelo telefone: 3852-7313.
Compartilhe:
16
Jul,
2019
Por:
Última modificação em
16/07/2019
Imagens
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.