Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Notícia

Prefeitura Municipal de João Monlevade


Conselho de Defesa do Consumidor realiza primeira reunião em João Monlevade


No último dia 5, na Câmara Municipal de João Monlevade, ocorreu a primeira reunião do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (Condecon) do município. Participaram o servidor do Procon de João Monlevade, Maxkeiler de Araújo Vieira; a coordenadora do Procon e presidente do Condecon, Vânia Amélia Martins Barcellos, e os seguintes conselheiros: Delma Martins de Aquino (Secretaria Planejamento e Desenvolvimento Econômico); Francisléia Reis da Silva (Secretaria Planejamento e Desenvolvimento Econômico); Geraldo Giovani Silva (75ª Subseção da OAB/MG); Meire Cristina Roque Perdigão (75ª Subseção da OAB/MG); Luci Costa Gomes (Secretaria da Fazenda); Marlene Pessoa Ferreira (Poder Executivo Municipal); Shirley Cosme Marques Drumond Rocha (Poder Executivo Municipal); Natália de Fátima Gomes (Vigilância Sanitária); Valter Jasonil Rodrigues (Secretaria de Educação). Justificaram as ausências os representantes dos fornecedores (Câmara dos Diretores Lojistas), os Srs. Euzébio Elói Fonseca e Luiz Carlos Valente, que foram representados por Nayara de Oliveira Melo.

A presidente do Condecon informou que, com a realização desta reunião, está sendo concretizado o pleno funcionamento do Sistema Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor do Município de João Monlevade. Ela falou que o Procon funciona desde 1991, e que o Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (FMPDC) foi implementado no ano de 2016 e, por fim, o Condecon iniciou o seu trabalho neste mês.

Na oportunidade, foram apresentados aos membros do Condecon os trabalhos desenvolvidos pelo Procon monlevadense. Em seguida houve a explanação sobre a instituição do FMPDC, cujas regras e determinações encontram-se nos artigos 13 a 17 da Lei Municipal nº 2.146/2015.

O Conselho atuará na formulação de estratégias e diretrizes para a política municipal de defesa do consumidor, por meio de campanhas educativas; a gerência financeira e econômica do órgão sobre os valores e recursos depositado no Fundo Municipal, bem como deliberação da forma de aplicação e destinação dos recursos, entre outros.

Segundo Vânia Amélia, areunião rendeu pontos positivos, inclusive tendo havido a aprovação de compra de equipamentos para o Procon, aprovação do calendário de 2018 e formulação de proposta de confecção de materiais para serem trabalhados na educação para o consumo nos diversos setores da cidade, desde escolas, representantes e funcionários das empresas.


  • Compartilhe:
  • Por:

Última modificação em 09/10/2017