Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Notícia

Prefeitura Municipal de João Monlevade


Setembro com arrecadação abaixo da previsão


João Monlevade fecha setembro com arrecadação abaixo da previsão

A Prefeitura de João Monlevade reuniu o secretariado na manhã desta quinta-feira (9) para tratar, mais uma vez, sobre a situação financeira do município, que voltou a chamar atenção após a divulgação do balanço de receitas até setembro de 2025. Os números mostram que, apesar de alguns meses positivos, o município acumula queda na arrecadação frente ao que estava previsto no orçamento, o que pressiona as contas públicas e exige ajustes de gestão.
De acordo com a economista e servidora da Prefeitura, Érica Rabelo, a situação de João Monlevade reflete a realidade de muitos municípios brasileiros, que convivem com oscilações de arrecadação e crescentes despesas obrigatórias. “A mensagem central é de prudência: controlar gastos e buscar novas fontes de receita serão estratégias decisivas para encerrar 2025 em equilíbrio”, destacou. 
O secretário municipal de Planejamento, Fabrício Lopes, ressaltou que a Administração  tem enfrentado um cenário desafiador e extremamente preocupante. “A responsabilidade com o dinheiro público e o compromisso com a boa gestão nos impõem decisões difíceis. Temos um prazo curto - de apenas três meses - para reequilibrar as contas e evitar medidas mais duras, como cortes no quadro de pessoal. Sempre trabalhamos com austeridade, mas no momento são necessárias medidas imediatas, com foco na redução de custos e no uso eficiente dos recursos”, pontuou.

Acumulado até setembro

De janeiro a setembro, a arrecadação ficou R$ 26,2 milhões abaixo do previsto, representando -6,99% em termos relativos. O cenário aponta para necessidade de ajuste nas projeções e de medidas de incremento na arrecadação para reduzir o déficit acumulado no último trimestre.


  • Compartilhe:
  • Por:

Última modificação em 10/10/2025