Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Notícia

Prefeitura Municipal de João Monlevade


Prefeitura fiscaliza obras no Jardim Primavera


Prefeitura fiscaliza obras do loteamento Jardim Primavera e constata que está regularizado

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tem fiscalizado constantemente as obras do loteamento Jardim Primavera e esclarece que o empreendimento encontra-se regularizado junto ao município. A Secretaria de Obras também acompanha de perto os trabalhos realizados no local e reforça que o empreendimento possui Projeto e Licenciamento Ambiental Municipal aprovados.
Moradores da região do bairro Satélite manifestaram insatisfação em relação à intensa movimentação de solo na área e ao consequente aumento da poeira. Em função das reclamações e da circulação de informações imprecisas e imagens desatualizadas (de um ano atrás) nas redes sociais, a Secretaria de Meio Ambiente realizou uma diligência técnica no local para verificar a situação. A empresa foi notificada para tomar imediatamente as medidas necessárias de mitigação dos impactos ambientais.
A secretária de Meio Ambiente, Fernanda Cristina de Ávila Torre, esclarece que toda obra causa algum tipo de impacto e que a empresa está cumprindo o acordado para minimizar a situação. “O desconforto é a poeira para os moradores, mas a V8 prontamente se comprometeu a atender às determinações e já vem cumprindo o acordo. Quero deixar claro que o empreendimento está 100% licenciado, tanto no Obras quanto no Meio Ambiente e é preciso finalizar essa etapa antes do período chuvoso”, frisou.  
Fernanda informou que também foi solicitado, via ofício, o plano de contingência da loteadora conforme prevê a legislação ambiental e que ainda está no prazo entrega. Ela reforçou que as secretarias de Meio Ambiente e Obras continuam realizando fiscalizações regulares, com o objetivo de garantir que os trabalhos sigam com o menor impacto possível à população.
O gerente de obras da V8 em João Monlevade, Cristiano José Bernardes Miranda, destacou que a empresa tem buscado conciliar o andamento da obra com o respeito à comunidade. Segundo ele, o cronograma tem sido prejudicado por interrupções causadas pelas reclamações, com uma média de 10 dias de trabalho e 4 dias de paralisação. Ele afirma que precisam acelerar para que as obras sejam concluídas até o final de outubro. “Estamos fazendo todos os esforços para terminar essa obra com responsabilidade e no prazo. Pedimos a compreensão dos moradores, pois este empreendimento traz empregos, renda e desenvolvimento para João Monlevade”, destacou Cristiano.
A Prefeitura reafirma que segue acompanhando de perto o andamento das obras, com compromisso com a transparência, o bem-estar da população e o crescimento sustentável da cidade.


  • Compartilhe:
  • Por:

Última modificação em 19/09/2025