Reunião de secretariado reforça necessidade de austeridade e responsabilidade fiscal
Na última quarta-feira (27), o governo municipal reuniu todo o secretariado para tratar da atual situação financeira do município. Durante o encontro, foi destacado que a administração vem enfrentando um cenário de queda na arrecadação e aumento das despesas, realidade que também atinge diversos municípios brasileiros.
No primeiro semestre de 2025, a arrecadação municipal apresentou um déficit de aproximadamente R$ 24 milhões, o que acendeu o alerta para a necessidade de ajustes.
A economista e servidora da Secretaria de Planejamento, Érica Rabelo, apresentou um panorama da situação e ressaltou que “é fundamental cortar os supérfluos, manter o foco no equilíbrio e seguir honrando as obrigações. O comportamento da receita pública historicamente se retrai no 2º semestre e, no sentido inverso, ocorre o aumento das despesas, sendo portanto necessária cautela e prudência na realização de novas despesas. Tal situação somada à perda acumulada no 1º semestre nos acende um sinal de alerta visando não desequilibrar a economia municipal”.
O secretário municipal de Planejamento, Fabrício Lopes, reforçou a necessidade de austeridade e união entre as pastas. “Temos que atravessar este momento com responsabilidade, para garantir que os servidores e os fornecedores continuem recebendo em dia. É preciso comprometimento de todos para que os compromissos da administração sejam honrados”.
Ao final, foi reforçado que a orientação é de gestão responsável, eficiente e voltada para o interesse público, assegurando que João Monlevade continue avançando, mesmo diante das dificuldades financeiras enfrentadas nacionalmente.
Compartilhe:
29
Ago,
2025
Por:
Última modificação em
29/08/2025
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.