Prefeitura Municipal de João Monlevade
Secretaria de Saúde de João Monlevade realiza o Julho Amarelo
A Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade celebra esse mês o Julho Amarelo, período marcado pela conscientização e prevenção às hepatites virais. O Julho Amarelo integra o calendário oficial de campanhas de saúde pública do Brasil e é alinhado com os objetivos da Organização Mundial da Saúde (OMS), que instituiu o dia 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.
Seguindo uma Lei Federal que estabeleceu o Julho Amarelo com o objetivo de reforçar as ações de vigilância, precaução, controle das hepatites virais e intensificar as iniciativas de prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizará diversas ações durante o mês para comemorar a data.
Programação
Durante esse mês, serão oferecidas palestras e testes de HIV, Sifílis e de das Hepatites Virais B e C. Na última quarta-feira (2), houve palestra sobre Hepatites Virais e IST na Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) da Faculdade Doctum, no bairro Vila Tanque, às 15h. Nesta segunda-feira (7), acontece testagem para os universitários da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Campus Monlevade, no Loanda, das 17h às 20h30. Já no dia 18 haverá um treinamento para a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Padre Hildebrando, no bairro Vila Tanque, sobre “Atualização em Hepatites Virais”, às 14h.
No dia 21 de julho, haverá testagem para colaboradores da Dibisa, no bairro Baú, a partir das 8h e no dia 24, a testagem acontece para os colaboradores da empresa no bairro Teresópolis.
As hepatites virais
As hepatites virais são doenças silenciosas que, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para cirrose, câncer de fígado e até levar à morte.
Segundo dados mais recentes do Ministério da Saúde, entre 2000 e 2023 foram registrados cerca de 720 mil casos confirmados de hepatites virais no Brasil. A hepatite C é a mais prevalente, seguida das hepatites B e A. A hepatite D é mais rara e se concentra principalmente na região Norte, em populações ribeirinhas e indígenas.
Última modificação em 04/07/2025
Faça login em sua conta