Prefeitura Municipal de João Monlevade
Biblioteca Pública de João Monlevade encerra a semana de comemorações dos 57 anos
A Biblioteca Pública Municipal Jornalista Assis Chateaubriand celebra, nesta sexta-feira (27), o encerramento de uma semana especial em comemoração aos seus 57 anos de fundação. Desde terça-feira (24), o espaço cultural tem oferecido uma programação diversificada, incluindo contação de histórias, palestras, encontros com escritoras e exposições literárias, todas gratuitas e abertas ao público.
Nesta sexta-feira, a programação contará com atividades durante todo o dia. Às 8h, será realizado um Encontro com a professora Djaila Lage e às 14h, uma contação de histórias com a diretora e professora Flávia Célia de Oliveira. Também continuarão em exposição, até o final do dia, a mostra dedicada à poeta Adélia Prado, homenageada deste ano e as paródias de poemas de Adélia Prado, criadas por alunos do 9º ano da Escola Municipal Germin Loureiro, sob orientação das professoras Raquel Diniz e Sônia Aparecida Januário.
Na segunda-feira (24), primeiro dia das comemorações, o público pôde participar, durante a manhã, de diversas atividades realizadas na Praça Sete de Setembro. Entre as apresentações, foi realizada contação de histórias com o clássico "Quando eu era pequena", de Adélia Prado, por Mariana de Jesus e participação dos alunos do Centro de Educação Infantil - Cemei Casulo; palestra "O Poder Terapêutico dos Livros", que discutiu a influência da leitura no bem-estar emocional, ministrada por Kelly Lopes Chaparro Gandra; apresentação musical de Márcio Dias e exposição das paródias dos poemas de Adélia Prado.
Nos dias seguintes, estudantes das escolas municipais e público em geral participaram de contação de histórias e bate-papos com escritores, na sala de estudos da Biblioteca. Na manhã da quarta-feira (25), o jornalista e escritor Erivelton Braz, conversou com os estudantes sobre sua carreira e trajetória literária. Já na parte da tarde, a professora e escritora Bel Araújo, contou histórias, falou sobre seus livros e sua experiência na vida literária.
Na quinta-feira (26), os estudantes receberam o jornalista e escritor Márcio Passos para um bate-papo sobre literatura, sua trajetória jornalística e história de vida. Na parte da tarde, foi a vez de Mariana de Jesus, no papel da “Vovó Biju”, recitando poemas da homenageada Adélia Prado e contando histórias.
Durante todos os dias, a Biblioteca apresentou aos alunos presentes, o projeto "Poesia, um Santo Remédio". São cápsulas, como as de remédios, que contém pequenos papéis com trechos de poesias da Adélia Prado, para serem abertas em momentos de reflexão. De acordo com a bibliotecária Anacriste Guedes, responsável pela criação do projeto, todos que comparecem à biblioteca retiram sua dose diária. “Essas cápsulas guardam a sensibilidade e a força que a poesia de Adélia transmite, oferecendo um refúgio de beleza e esperança e proporcionando um verdadeiro remédio para a alma”, completou. Ainda durante a tarde de quinta-feira, durante as apresentações houve o recebimento de livros do Alcoólicos Anônimos (AA) para ampliar ainda mais o acervo da Biblioteca Pública Municipal.
Última modificação em 27/06/2025
Faça login em sua conta