Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Notícia

Prefeitura Municipal de João Monlevade


Plano Municipal de Redução de Risco


Defesa Civil de João Monlevade apresenta Plano Municipal de Redução de Risco

Trabalho técnico-cientício tem o objetivo de redução ou controle das situações de riscos em áreas mapeadas

 

Integrantes da Defesa Civil de João Monlevade e profissionais da Universidade Federal de Viçosa (UFV) apresentaram nessa terça-feira (28), no plenário da Câmara Municipal, o Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR). O trabalho, financiado pelo Ministério das Cidades, do Governo Federal, vem sendo realizado há meses pelos profissionais em toda a cidade e tem o objetivo de prevenir riscos geológicos, geotécnicos e hidrológicos.

O PMRR é divido em três etapas. Duas delas já foram concluídas e a terceira está em fase de planejamento. A primeira delas é a obtenção de informações qualificadas e atualizadas que reflitam conhecimentos técnicos e sociais. A segunda, divulgar as atividades, os resultados dos levantamentos e fomentar a sua utilização no planejamento e gestão urbana. E a terceira etapa, é sensibilizar atores-chave da gestão pública e a população geral, em especial as pessoas em situação de risco, com foco na mobilização e engajamento social para enfrentamento dos perigos.

Por meio das visitas técnicas, integrantes da Defesa Civil municipal levantaram, a princípio, mais de 100 pontos vulneráveis. Desses, como explicou o estagiário de engenharia da Defesa Civil, Gustavo Evangelista da Silva, 33 foram considerados de maior relevância e foram devidamente analisados. Dezessete deles foram relacionados como risco nível 4 - considerado muito alto.

Todo esse trabalho gerou um relatório contendo a indicação das ações estruturais e não estruturais para cada um dos setores de risco. Também foi formatada uma proposta de implementação das intervenções, planilhas de custo e materiais necessários.

Reunião com a comunidade

A próxima etapa do trabalho consiste em reuniões com a comunidade para apresentação do Plano e sensibilizar as pessoas que vivem nas áreas de risco. Estão previstos para os próximos dias e, serão previamente divulgados, os locais e as datas. Ficaram definidas seis reuniões em seis bairros diferentes. À frente dessa conversa com a população local estará a socióloga da UFV, Uiara Maria da Silva.


  • Compartilhe:
  • Por:

Última modificação em 31/01/2025