Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Prefeitura Municipal de João Monlevade

Município recebe prêmio Cidades Excelentes 2024

Governo se destacou pela excelência na gestão pública

O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), recebeu o Prêmio Band Cidades Excelentes 2024. A cidade foi consagrada vencedora na categoria Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, para municípios com população entre 30 mil e 100 mil habitantes, destacando-se pela excelência na gestão pública. O município disputou a premiação com as cidades de Extrema e Piumhi. A cerimônia, promovida pela TV Band Minas em parceria com o Instituto Áquila, foi realizada em Belo Horizonte, na noite da última quarta-feira (19). Com essa conquista, João Monlevade está classificada para a etapa nacional, cuja final está prevista para o dia 1º de julho, em Brasília (DF).

Critérios rigorosos de avaliação
A edição deste ano do Prêmio Band Cidades Excelentes teve como tema “Evolução” e avaliou o desempenho dos municípios mineiros em 72 indicadores entre 2021 e 2024.  O Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA) foi o instrumento utilizado para medir a evolução dos municípios. Esse índice é calculado por uma plataforma de inteligência artificial que avalia os indicadores distribuídos em seis pilares fundamentais: governança, eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana, sustentabilidade, desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.

O secretário Thiago Henrique dos Santos explicou a metodologia de avaliação. "O Instituto desenvolveu uma metodologia que analisa  indicadores registrados nas bases oficiais do governo. Alcançamos nota acima de 80% nesse conjunto. Este prêmio avaliou o desempenho do governo de 2021 até 2024, um saldo acumulado das nossas conquistas. Quando chegamos, os principais equipamentos voltados para o desenvolvimento econômico estavam subutilizados. Com muito trabalho, conseguimos colocar tudo para funcionar novamente, criando mais de 5 mil empregos formais. Esta conquista é para todos nós, porque uma cidade com desenvolvimento econômico e social é uma cidade com qualidade de vida”, destacou.

Boa práticas
Desde sua criação, o Prêmio Band Cidades Excelentes tem como objetivo reconhecer e disseminar as melhores práticas de gestão pública, incentivando prefeitos e administradores municipais a buscar, constantemente, a excelência e a seriedade na condução de suas cidades. A parceria com o Instituto Áquila dá mais rigor técnico ao processo de avaliação, tornando o prêmio um verdadeiro termômetro da qualidade da gestão pública no Brasil. Para assegurar a confiabilidade das informações, o processo de avaliação contou com a parceria da Auditoria BDO, que verificou a integridade dos dados fornecidos pelos municípios. Essa auditoria independente garante que os resultados reflitam verdadeiramente a realidade das cidades participantes.

• Por:

Última modificação em 21/06/2024