Semana do Meio Ambiente: Programação promove a conscientização e preservação ambiental

Publicado em: 29/05/2023 09:12

Semana do Meio Ambiente

Programação promove a conscientização e preservação ambiental

Entre os dias 30 de maio e 5 de junho, a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realiza uma série de eventos e atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente.

Com o objetivo de promover a conscientização e práticas sustentáveis em relação aos resíduos gerados pela sociedade, a Semana do Meio Ambiente deste ano adota o tema "A conscientização sobre os resíduos gerados por nós, realizando as práticas de Reduzir, Reutilizar e Reciclar". Essa proposta está diretamente alinhada ao tema mundial de 2023 do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que busca soluções para a poluição plástica.

Para conscientizar a população sobre a importância da preservação e incentivar ações sustentáveis, a programação da Semana do Meio Ambiente abrange desde cursos e seminários até exposições, passeios ao ar livre e inauguração do Núcleo Municipal de Educação Ambiental do Areão (Numear).

Programação

A semana terá início no dia 30 de maio, com o curso "Plantas Aromáticas e Condimentares/Cultivo Orgânico", oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), no Viveiro Municipal.

No dia 1º de junho, o destaque fica por conta do Seminário do Meio Ambiente, no auditório da Prefeitura, a partir das 9h. O tema principal do evento será a ampliação da coleta seletiva, visando atingir 100% do município.

Na sexta-feira, dia 2 de junho, das 8h às 14h, haverá a distribuição de mudas no Viveiro Municipal. Essa iniciativa tem como objetivo incentivar o plantio de árvores e a arborização urbana, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e do ambiente em geral.

No sábado, dia 3 de junho, a Praça do Povo se tornará palco de exposições de trabalhos ambientais e sustentáveis. Escolas, universidades e instituições do município terão a oportunidade de mostrar suas iniciativas e projetos voltados para a preservação do meio ambiente. Além disso, haverá uma feira de adoção de cães e gatos, promovendo a conscientização sobre a posse responsável de animais. O evento está programado de 9h as 13h.

No domingo (4), será realizado o 2º Passeio Ciclístico do Meio Ambiente. O ponto de encontro será o Parque do Areão, às 8h, de onde os participantes sairão em um trajeto ciclístico até o Centro de Educação Ambiental (Ceam) e depois até o Floresta Clube. O passeio tem como objetivo unir o lazer e a prática esportiva à conscientização ambiental.

E finalmente, na segunda-feira, dia 5 de junho, será celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. O destaque na data é a inauguração do Núcleo Municipal de Educação Ambiental do Areão (Numear) e a entrega do Plano de Manejo do Areão. As atividades começam às 9h, no parque ecológico.

No período da tarde, haverá uma trilha e um piquenique no Areão. Os participantes terão a oportunidade de caminhar pelas trilhas do parque e participar de ações ambientais educativas.

“A Semana do Meio Ambiente foi pensada para ser um momento de reflexão, aprendizado e ação em prol da preservação ambiental. A participação de todos é fundamental para construirmos um futuro mais sustentável e equilibrado para as próximas gerações”, pontuou o secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos.