Prefeitura reforça importância dos moradores receberem recenseadores do IBGE

Publicado em: 30/01/2023 07:41

Prefeitura reforça importância dos moradores receberem recenseadores do IBGE

Desde agosto do ano passado os recenseadores do IBGE trabalham em João Monlevade coletando dados para elaboração do Censo 2022. No entanto, os profissionais vêm enfrentando resistência de alguns moradores que não atendem ou não respondem com precisão os questionários.

Os responsáveis do IBGE que acompanham o processo de recenseamento na cidade, juntamente com representantes da Prefeitura de João Monlevade, para discutirem ações e reforçar o apoio ao trabalho dos profissionais.

Dados sigilosos

Vale ressaltar que responder ao IBGE é um dever legal de todos os brasileiros. De acordo com a Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, as pessoas que se recusarem poderão ser multados. A legislação ainda garante que os dados coletados pelo Instituto sejam sigilosos. Também não há o risco de se perder algum problema social devido às respostas passadas para o recenseador.

Os recenseadores estão identificados com crachás. Caso o morador suspeite da identidade do profissional, ele pode conferir os dados no site do IBGE (www.ibge.com.br) ou pelo telefone 0800 721 81 81.